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dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Queila Érica Taligliatti de Souza-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/4272932534849578pt_BR
dc.creatorSilva, Janaína Paola-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T11:50:43Z-
dc.date.available2022-08-05-
dc.date.available2023-02-28T11:50:43Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15121-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar os desafios e perspectivas vivenciadas na alfabetização dos alunos surdos, a partir do ensino presencial e remoto, tal como analisar as questões pertinentes em relação às escolas públicas, vividas por educadores, educandos e família, em tempos pandêmicos e não pandêmicos. Diante da crise sanitária do COVID-19, o ensino remoto foi planejado de forma emergencial em meados de março de 2020 quando foram suspensas as aulas presenciais, a intenção do governo federal foi substituir o ensino presencial pelo ensino remoto e garantir a educação a todos. Portanto, vamos observar através de artigos e lives, quais estratégias usadas pelas escolas, atentando-se, para quais práticas pedagógicas que os educadores empregam de uma forma remota e presencial, quando se refere a educação de crianças surdas na fase de alfabetização. Essa primeira fase é um processo em que o estudante está ingressando em uma nova etapa, conhecendo novos caminhos, entrando efetivamente no mundo da leitura e da escrita. De acordo com Ferreiro (1987), a alfabetização não é um processo de percepção e memorização, e para aprender a ler e escrever, o aluno precisa construir conhecimento e compreender o que a leitura e a escrita representam. No entanto, a apropriação da escrita pelos surdos acontece de forma diferente, já que eles possuem impedimento auditivo, o que torna a aprendizagem da escrita mais difícil, mesmo que ambas sejam visuais - Libras e escrita do português - porém com estruturas de construção gramatical diferenciadas. Desse modo vamos analisar os desafios e perspectivas vividas pelos alunos surdos na escolarização durante a alfabetização, no ensino remoto e no ensino presencial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento de alunos surdos: desafios e perspectivas no ensino remoto e presencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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