https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15121
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
janainapaoladasilva.pdf | 185.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Queila Érica Taligliatti de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/4272932534849578 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Janaína Paola | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:50:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-05 | - |
dc.date.available | 2023-02-28T11:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15121 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo investigar os desafios e perspectivas vivenciadas na alfabetização dos alunos surdos, a partir do ensino presencial e remoto, tal como analisar as questões pertinentes em relação às escolas públicas, vividas por educadores, educandos e família, em tempos pandêmicos e não pandêmicos. Diante da crise sanitária do COVID-19, o ensino remoto foi planejado de forma emergencial em meados de março de 2020 quando foram suspensas as aulas presenciais, a intenção do governo federal foi substituir o ensino presencial pelo ensino remoto e garantir a educação a todos. Portanto, vamos observar através de artigos e lives, quais estratégias usadas pelas escolas, atentando-se, para quais práticas pedagógicas que os educadores empregam de uma forma remota e presencial, quando se refere a educação de crianças surdas na fase de alfabetização. Essa primeira fase é um processo em que o estudante está ingressando em uma nova etapa, conhecendo novos caminhos, entrando efetivamente no mundo da leitura e da escrita. De acordo com Ferreiro (1987), a alfabetização não é um processo de percepção e memorização, e para aprender a ler e escrever, o aluno precisa construir conhecimento e compreender o que a leitura e a escrita representam. No entanto, a apropriação da escrita pelos surdos acontece de forma diferente, já que eles possuem impedimento auditivo, o que torna a aprendizagem da escrita mais difícil, mesmo que ambas sejam visuais - Libras e escrita do português - porém com estruturas de construção gramatical diferenciadas. Desse modo vamos analisar os desafios e perspectivas vividas pelos alunos surdos na escolarização durante a alfabetização, no ensino remoto e no ensino presencial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento de alunos surdos: desafios e perspectivas no ensino remoto e presencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License