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dc.contributor.advisor1Pieper , Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Huff Júnior, Arnaldo Érico-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Calvani, Carlos Eduardo Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMartins, Marcelo Massi-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T11:01:12Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2023-03-13T11:01:12Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15148-
dc.description.abstractThis research aims at to investigate the relationship between art and religion from some thoughts proposed by Paul Tillich. We want to provide a better understanding the possibilities of definition and manifestation of religion in our context. The counterculture is a historical moment for an analysis of the human being in contemporary times, and the movies are an important part of our cultural production and the manifestation of human spirituality, an expression of the Unconditioned that presents itself as culture, culture as the substance of religion. We intend to demonstrate that behind the libertarian ideas of this youth movement lies a deep spiritual base. The hippie movement had been valued in the construction of narratives, as in the representation of the alternative ideal and community life, as young people no longer wanted to be identified with traditional values, both in the social and institutional religious spheres. We have adopted a broader idea of religion beyond the institutional definitions, in order to better analyse the chosen films and understand their proximity to religious sentiment, manifest in the interaction between their characters, in the constructions and subversions of worlds created by cinema, as well as by religion. The movies are able of creating worlds, or destabilizing them through their language, in a way that these creations can lead us to reflections on our existence outside the screens, given the existential meaning questioned by artpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa está em trabalhar a partir de algumas propostas por Paul Tillich sobre a relação entre arte e religião, para compreender melhor sobe as possibilidades de definição e manifestação da religião em nosso meio. A contracultura é um recorte histórico para uma análise do ser humano na contemporaneidade, e o cinema é parte importante de nossa produção cultural e da manifestação da espiritualidade humana, expressão do Incondicionado que se apresenta enquanto cultura, cultura como substância da religião. Buscamos demonstrar que por trás das ideias libertárias deste movimento juvenil, permearam uma profunda base espiritual. O movimento hippie fora valorizado na construção das narrativas escolhidas, como na representação do ideal de vida alternativa e comunitária, pois os jovens não desejavam mais serem identificados com os valores tradicionais, tanto no âmbito social quanto religioso institucional. Adotamos uma ideia mais ampla de religião, fora das definições institucionais para melhor analisar os filmes escolhidos e entender suas proximidades com o sentimento religioso, manifesto na interação entre seus personagens, nas construções e subversões de mundos elaborados pelo cinema, assim como feito pela religião. O cinema é capaz de criar mundos, ou desestabilizá-los por meio de sua linguagem, de forma que essas criações podem nos levar a reflexões sobre nossa existência fora das telas, dado o sentido existencial questionado pela artept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeologia da culturapt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectTheology of culturept_BR
dc.subjectCounterculturept_BR
dc.subjectMovie theatrept_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleReligião, cinema e contracultura – a dimensão existencial nas comunidades alternativas sob as lentes cinematográficaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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