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dc.contributor.advisor1Martins, André Silva-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0792955379609832pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Mônica Dias Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorRodrigues, Israelita Thaise Assis-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-17T12:23:31Z-
dc.date.available2022-08-22-
dc.date.available2023-03-17T12:23:31Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa bibliográfica buscou analisar o direito social à educação com foco na legislação brasileira, tendo como recorte principal a contrarreforma do ensino médio. A pesquisa foi fundamentada em categorias do materialismo histórico-social. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de construção da educação como direito social, bus- cando identificar os avanços e recuos na legislação, tomando como caso principal a pro- blemática do Ensino Médio delineado a partir das recentes mudanças realizadas na LDB. O resultado da pesquisa está ordenado na análise do processo de construção do di- reito social à educação por períodos históricos, sendo que o último capítulo é dedicado a analisar o significado das mudanças no Ensino Médio. Concluímos que as mudanças ocorridas no EM devem ser interpretadas como uma contrarreforma em decorrência de seu conteúdo regressivo para a problemática do direito. Tal processo é um mecanismo de poder para sentenciar o futuro dos filhos da classe trabalhadora a uma condição de subalternidade nas relações políticas e de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRelações de poder na educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO direito à educação sob ameaça: o caso da contrarreforma do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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