https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15262
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
herileamattosdacosta.pdf | 3.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O uso de programação com o Scratch na sala de aula de matemática no ensino básico: um estudo de atividades com possibilidades de utilização no Ensino Fundamental II |
Author: | Costa, Heriléa Mattos da |
First Advisor: | Silva, Leonardo José da |
Referee Member: | Kalinke, Marco Aurélio |
Referee Member: | Barrére, Eduardo |
Resumo: | A presente pesquisa se propôs a buscar, estabelecer critérios de escolha, mapear, analisar e comentar dissertações que envolvem a utilização de atividades com programação no software Scratch, em sala de aula, no ensino de matemática para alunos do Ensino Fundamental II. Isto foi feito com a finalidade de desenvolver um produto educacional voltado para professores de matemática que tenham interesse nessa didática em sala de aula. O produto construído foi um site, na esperança de conseguir colaborar com o professor que quer inserir o Scratch em suas aulas e não sabe como. Foram disponibilizadas no site atividades de vários autores, com problemas e conteúdos diversos, que tratam de variadas habilidades abordadas pela BNCC (2018) para serem trabalhadas com os alunos do Ensino Fundamental de forma simplificada e objetiva, facilitando o trabalho docente. Para a realização desta pesquisa utilizou-se a metodologia de Revisão Sistemática de Literatura. Selecionou-se um total de 14 dissertações a serem lidas integralmente com o propósito de coletar os dados necessários à confecção do produto educacional almejado. Os trabalhos se baseiam fortemente na metodologia de ensino de Papert (1985), utilizando a ideia do Construcionismo e o incentivo ao uso de computadores a favor da educação. |
Abstract: | This research aimed to seek, establish selection criteria, map, analyze and comment on dissertations that involve the use of activities with programming in the Scratch software, in the classroom, in the teaching of mathematics to students of Elementary School II. This was done with the aim of developing an educational product aimed at mathematics teachers who are interested in this didactics in the classroom. The product built was a website, in the hope of collaborating with teachers who want to introduce Scratch into their classes and don't know how. Activities by several authors were made available on the website, with different problems and contents, dealing with various skills addressed by the BNCC (2018) to be worked with Elementary School students in a simplified and objective way, facilitating the teaching work. To carry out this research, the methodology of Systematic Literature Review was used. A total of 14 dissertations were selected to be read in full with the purpose of collecting the necessary data to make the desired educational product. The works are strongly based on Papert's (1985) teaching methodology, using the idea of Constructionism and encouraging the use of computers in favor of education. |
Keywords: | Matemática Scratch Programação Professor Revisão sistemática Habilidades Competências Site Mathematics Scratch Programming Teacher Systematic review Skills Competencies Site |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00355 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15262 |
Issue Date: | 20-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License