https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15269
File | Description | Size | Format | |
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hernanyluiztafuriferreirajunior.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Alexandre Graça | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Jorge Luiz do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Teixeira, Pedro Bustamante | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Dutra, Paulo | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Ferreira Júnior, Hernany Luiz Tafuri | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T13:52:40Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12 | - |
dc.date.available | 2023-04-12T13:52:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15269 | - |
dc.description.abstract | As a research object, I chose the work of the Brazilian rap group Racionais MC’s for my thesis. Formed in the region known as Capão Redondo, on the outskirts of the city of São Paulo, his songs bring the weight and the need to denounce the hardships faced by black and poor young people, also residents of communities, slums and ghettos – extending to Brazil, not settling only in that city – such as racial prejudice manifested in the almost complete absence of opportunities for work, study, etc.; the quartet exposes the various types of violence to which their community is subject – with the police being the outstretched arm of the State to mark their flesh. The lack of assistance from the State also overflows through the relationship of that population with drugs, their yearning for consumption, licit and illicit paths also configure themes for their songs. The rappers, in essence, maintain an umbilical relationship with their people, singing them, always aiming to raise the morale of their peers. Their songs are born intrinsically linked to the place where their authors live, carrying, in themselves, marks of that urban space – “communities”, “favelas”, “quebradas”. The rapper's singing is close to speech, and his songs, most of which are long and aimed both at interlocutors who do not belong to his universe – rulers, police, bourgeoisie, etc. – and at the black youth that he cares so much about: they’re narratives which are intended to shatter the status quo of those considered responsible for the situation of precariousness in which individuals “belonging” to such places left aside by the State pass/live. | pt_BR |
dc.description.resumo | Como objeto de pesquisa, escolhi para minha tese a obra do grupo brasileiro de rap Racionais MC’s. Formado na região conhecida como Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo, suas canções trazem o peso e a necessidade da denúncia das agruras enfrentadas pelos jovens negros e pobres, também moradores de comunidades, favelas e periferias – estendendo-se ao Brasil, não se fixando apenas àquela cidade – tais como o preconceito racial manifestado na quase completa ausência de oportunidades de trabalho, estudo etc; o quarteto escancara os diversos tipos de violência a que sua comunidade está sujeita – sendo a policial o braço estendido do Estado a marcar-lhes a carne. A desassistência do Estado transborda também por meio da relação daquela população com as drogas, seus anseios por consumo, caminhos lícitos e ilícitos também configuram temas para suas canções. Os rappers, em sua essência, mantêm relação umbilical com sua gente, cantando-a, sempre almejando elevar o moral de seus pares. Suas canções nascem intrinsecamente ligadas ao local em que vivem seus autores, carregando, em si, marcas desse espaço urbano – “comunidades”, “favelas”, “quebradas”. O cantar do rapper aproxima-se da fala, e suas canções, em sua maioria longas e direcionadas tanto a interlocutores que não pertencem a seu universo – governantes, polícia, burguesia etc – , quanto à juventude negra que tanto lhe importa: são narrativas que têm como propósito estraçalhar o status quo daqueles considerados responsáveis pela situação de precariedade pela qual passam/vivem os indivíduos “pertencentes” a tais localidades deixadas de lado pelo Estado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Racionais MC’s | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Periferia | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Brazilian literature | pt_BR |
dc.subject | Ghetto | pt_BR |
dc.subject | Blackness | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | A juventude negra eleva sua voz: Racionais MC’s e o negro drama da periferia brasileira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
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