https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15340
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
carolinedepaularibeiro.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
carolinedepaularibeiro-produtoeducacional.pdf | 2.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de sala de aula de uma professora que ensinou matemática em uma escola montessoriana durante a pandemia |
Autor(es): | Ribeiro, Caroline de Paula |
Primeiro Orientador: | Carneiro, Reginaldo Fernando |
Membro da banca: | Escher, Marco Antonio |
Membro da banca: | Bertini, Luciane de Fatima |
Membro da banca: | Oliveira, Rosana de |
Resumo: | Com a pandemia da Covid-19, tornaram-se necessárias algumas ações como a instauração do ensino remoto como maneira emergencial para atender aos estudantes e, consequentemente, a discussão acerca do fazer pedagógico no período pandêmico. Diante de um cenário de mudanças, tensões e, felizmente, aprendizagens, me envolvi no entremeio da pesquisa qualitativa e da investigação da própria prática e encontrei em seus pressupostos teóricosmetodológicos a oportunidade de analisar e compor sentidos no meu percurso de professora pesquisadora em torno da configuração que o ensino remoto me trouxe. O questionamento que norteia essa pesquisa é o seguinte: Quais possibilidades, limites e adequações foram realizadas com os materiais montessorianos em práticas de sala de aula com o ensino da matemática durante a pandemia? A pesquisa buscou identificar quais práticas foram possíveis desenvolver em uma sala de aula de proposta montessoriana durante a pandemia e apresentar práticas pedagógicas de uma professora que ministrou conteúdos de matemática nos anos iniciais em uma Escola Montessoriana durante a pandemia no ensino remoto emergencial. O referencial teórico da investigação proporciona discussões sobre Maria Montessori e seu sistema de ensino, bem como seu percurso de vida, os princípios de sua metodologia e o ensino da matemática baseado nessa perspectiva de ensino. O trabalho possui caráter qualitativo e natureza descritiva, utilizando, para isso, os referenciais de Borba e Araújo (2019); Bogdan e Biklen (1994); Gatti e André (2013); Garnica (2001); Lima e Mioto (2007); Lima e Nacarato (2009); Ponte (2002); Richardson et al. (2008) e Wiezoreck (2021). A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, com 19 alunos, de uma escola particular do município de Juiz de Fora, Minas Gerais, que utiliza a filosofia Montessori em seu sistema de ensino. Os instrumentos para produção de dados foram as gravações das aulas e as notas de campo da investigadora. Esses materiais que substanciaram a investigação foram produzidos, descritivamente, em forma de textos detalhados das gravações dos momentos online e das fotos enviadas pelas famílias. A análise dos dados buscou apresentar as constatações por meio do quadro teórico estabelecido antecipadamente para responder a pesquisa diretriz. A investigação demonstrou que existiram possibilidades de trabalho com a matemática durante a pandemia, não com os mesmos materiais manipuláveis utilizados nas escolas montessorianas, mas com materiais inspirados na filosofia de Maria Montessori e jogos online que abordavam os temas estudados. A partir de algumas adaptações realizadas pela professora-pesquisadora, foi possível adequar os temas trabalhados com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental de acordo com a proposta pedagógica da escola que foi contexto desta investigação. |
Abstract: | During the COVID-19 pandemic, both the remote teaching and, consequently, the discussion concerning pedagogical methods in the pandemic period, have become necessary as an emergency way to assist the students. In light of this changing scenario, tension and, fortunately, learning, I got involved in the qualitative research and in my own practice investigation and I found in their theoretical-methodological assumptions the opportunity to analyze and gather senses through my researcher-teacher path around the setting that the remote teaching brought me. The question that compasses this research is as follow: What were the possibilities, limits and adjustments performed with the Montessori materials in classroom practices alongside the mathematics teaching during the pandemic? The research aimed to identify which practices were possible to perform in a Montessori classroom throughout the pandemic and to present educational practices of a teacher who taught mathematics contents in the early years in a Montessori school during the pandemic through the emergency remote teaching. The theoretical reference of the investigation provides discussions about Maria Montessori, her teaching methods, her life path, the principles of her methodology as well as the mathematics teaching based on this teaching perspective. This work has a qualitative feature and a descriptive nature, using, for this, references like Borba and Araújo (2019); Bogdan and Biklen (1994); Gatti and André (2013); Garnica (2001); Lima and Mioto (2007); Lima and Nacarato (2009); Ponte (2002); Rechardson et al. (2008) and Wiezoreck (2021). The research was held in a third grade of elementary school, with 19 students, from a private school in the city of Juiz de Fora, in the state of Minas Gerais, which uses the Montessori philosophy in its teaching system. The tools for the data production were the recordings of the classes and the investigator’s notes. These materials that embodied the investigation were produced, descriptively, in forms of detailed texts from the recordings of the online moments and from the pictures sent by the families. The data analysis aimed at presenting the outcomes through the theoretical framework that was established previously to answer the guiding question. The investigation demonstrated that possibilities of working with mathematics during the pandemic existed, not with the same manipulable materials used in the Montessori schools, but with the materials inspired by Maria Montessori’s philosophy and with the online games that approached the topics studied. From some adaptations held by the teacher-researcher, it was possible to suit the issues worked with the third grade class in elementary school according to the school pedagogical proposal that was the context of this investigation. |
Palavras-chave: | Montessori Práticas de sala de aula Ensino de matemática Anos iniciais Pandemia Montessori Classroom practices Mathematics teaching Early years Pandemic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15340 |
Data do documento: | 27-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons