Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15491
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliocesardecarvalhostoco.pdf2.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Pirate discovery: o ensino de astronomia através de dispositivos Android
Autor(es): Stoco, Julio Cesar de Carvalho
Primeiro Orientador: Valle, José Luiz Matheus
Membro da banca: Helayel Neto, José Abdalla
Membro da banca: Teixeira, Cláudio Henrique da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta um aplicativo para dispositivos android junto a uma sequência de ensino para aprendizagem de Astronomia no Ensino Médio, com o objetivo de fomentar nos alunos uma curiosidade indagadora e crítica fazendo com que estes tenham uma maior proximidade com as aulas de Física. Dentre a ampla gama de conteúdo disposto na disciplina, para a sequência de ensino iremos abordar a aprendizagem de Astronomia através do problema da orientação e navegação. A partir do tema selecionado foi possível a construção de um jogo para celular que desafia os estudantes a usarem conhecimentos de Astronomia para determinar a direção de navegação de uma embarcação. Tendo como fundamentação conceitos da filosofia de Paulo Freire como aprendizagem crítica, a importância do conhecimento cultural prévio dos estudantes e como estes interpretam o mundo ao seu redor, além da visão de Freire que a aprendizagem se dá através da interação dos indivíduos entre si mediados pelo mundo que os cerca. Para atingir esse objetivo, o conteúdo da sequência foi disposto dentro de um jogo, trazendo assim o uso do celular para aula criando a ponte entre a astronomia e o cotidiano do aluno. Outro ponto relevante para o uso de jogos e tecnologia é que os adolescentes já estão habituados a trabalhar de forma cooperativa pra vencer os desafios presentes, além disso, a tecnologia empregada é capaz de armazenar os dados de jogo e fornecer uma estatística possibilitando a avaliação indireta do jogador. Acreditamos que este trabalho possa contribuir com o ensino de Física por cultivar o interesse e curiosidade dos estudantes transformando a tarefa árdua dos professores em algo leve e agradável.
Abstract: This work presents an application for android devices along with a teaching sequence for learning Astronomy in High School, with the aim of fostering in students an inquiring and critical curiosity, making them have a greater proximity to Physics classes. Among the wide range of content available in the discipline, for the teaching sequence we will approach the learning of Astronomy through the problem of orientation and navigation. From the selected theme, it was possible to build a mobile game that challenges students to use knowledge of Astronomy to determine the navigation direction of a ship. Based on concepts of Paulo Freire’s philosophy such as critical learning, the importance of student’s prior cultural knowledge and how they interpret the world around them, in addition to Freire’s view that learning takes place through the interaction of individuals with others mediated by the world around. To achieve this goal, the content of teaching sequence was arranged within a game, this bringing the use of cell phones to the classroom, creating a bridge between Astronomy and the student’s daily life. Another relevant point for the use of games and technology is that teenagers are already used to working cooperatively to overcome present challenges, in addition, the technology used is capable of storing game data and providing statistics enabling indirect evaluation of the player. We believe that this work can contribute to the teaching of Physics by cultivating students’ interest and curiosity, transforming the arduous task of teachers into something light and pleasant.
Palavras-chave: Ensino de física por astronomia
Jogos
TIC’s (tecnologias de informação e comunicação)
Teaching physics through astronomy
Games
ITC’s (information and communication technologies)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15491
Data do documento: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons