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dc.contributor.advisor1Andrade, Clodomir Barros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Huff Junior, Arnaldo Érico-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Eduardo Vicentini de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorLamha, Letícia Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T16:04:42Z-
dc.date.available2023-06-21-
dc.date.available2023-06-21T16:04:42Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15500-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present a hermeneutic reading of some of the religious symbols brought to light by the literature of the poet and naturalist Henry David Thoreau (1817–1862). The background of our argument is the romantic motto of the symbolic correspondence between Nature and spirit, inherited by the author from his contact with the movement that became known as “Transcendentalism,” a religious, literary, philosophical, and political circle gestated in the Nineteenth-century United States. From this panorama, we draw a poetic appreciation of the thinker’s interpretation of the linguistic correlation between Nature and spirit that points to the unity between the immanence of natural kingdoms (the earth) and the transcendence of the spiritual spheres (the sky). Emphasizing the sacred character of the symbols hinted by Thoreau’s texts, those emblems we call “mythopoetic hieroglyphs” and “musical hieroglyphs.” Beyond the tonalities of romanticism, the work proposed here, evoking distinct religious paths, seeks to highlight the multiple reflective possibilities that the North American thinker offers to comparative studies of religions, given the mark of dialogicity between different wisdom traditions in his composition. Highlighting seeing and hearing (i.e., reading and listening to the “book” and the “orchestra” of Nature), our exposition aims to unravel the intimate relationship between spirituality and bodily sensibility in the intellectual’s approach to those we call “Languages of Nature.”pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo apresentar uma leitura hermenêutica de alguns dos símbolos religiosos trazidos à baila pela literatura do poeta e naturalista Henry David Thoreau (1817–1862). O pano de fundo de nossa argumentação é o mote romântico da correspondência simbólica entre Natureza e espírito, herdado pelo autor a partir de seu contato com o movimento que se tornou conhecido como “Transcendentalismo”, círculo religioso, literário, filosófico e político gestado nos Estados Unidos do século XIX. A partir desse panorama, traçamos uma apreciação poética da interpretação de Thoreau acerca da correlação linguística entre Natureza e espírito que aponta para a unidade entre a imanência dos reinos naturais (a terra) e a transcendência das esferas espirituais (o céu). Ressaltando o caráter sagrado dos símbolos aventados pelos textos thoreauvianos, tais emblemas são aqui denominados “hieróglifos mitopoéticos” e “hieróglifos musicais”. Para além das tonalidades do romantismo, o trabalho aqui proposto, evocando distintos sendeiros religiosos, busca realçar as múltiplas possibilidades reflexivas que o pensador norte-americano oferece aos estudos comparativos das religiões, haja vista a marca da dialogicidade entre diversas tradições sapienciais em sua obra. Destacando o ver e o ouvir (i.e., a leitura e a audição do “livro” e da “orquestra” da Natureza), nossa exposição tem por intuito deslindar a íntima relação entre espiritualidade e sensibilidade corpórea na abordagem do intelectual daquelas que intitulamos “Linguagens da Natureza”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHenry David Thoreaupt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectLinguagem simbólicapt_BR
dc.subjectTranscendentalismopt_BR
dc.subjectNaturept_BR
dc.subjectSymbolic languagept_BR
dc.subjectTranscendentalismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleHenry David Thoreau e as Linguagens da Naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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