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dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Skovsmose, Ole-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329008J3pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, César Donizetti Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799545J4pt_BR
dc.creatorCosta, Luciano Pecoraro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299174T9pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-28T14:35:07Z-
dc.date.available2016-06-02-
dc.date.available2016-06-28T14:35:07Z-
dc.date.issued2012-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1559-
dc.description.abstractThis work is the reflections result on the questions about everyday life of a classroom of young and adult students. The mathematics course does not require exclusively working explicit content, contemplating "settle" and "calculate". The intention is to provide students, in addition to bring in relevant content to the discipline, but also the emergence, in reflective nature. A student will be able to seize his knowledge from the school and the world in order to speculate on possible paths indecision making. Faced with the intention of incorporating critical debate of nature classes, we take the prerogative, the characteristics of Critical Mathematics Education, Ole Skovsmose, which consequently cause reflections of social; faces issues related to citizenship, described in the works of José Nilson Machado. The research was conducted in a public state school in Miguel Pereira/RJ, whose pre test occurred in a class of 9th grade of elementary school and the post-test, applied in the 3rd year of high school, both in the form Education of Youth and Adults-EJA. In order to unite the aspects of criticality and citizenship were incorporated technological tools-calculator and computer-as means of intending digital inclusion, and in parallel, as a tool helper before making decisions. Given the scarcity of materials intended for EJA public, is under editorial and through publications in academic, forced us to plan lessons as well as material intended for this type of education. The activities implemented both pretest and post-test have become educational product, which did this work.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de reflexões acerca dos questionamentos inerentes ao dia a dia de uma sala de aula, de estudantes jovens e adultos. A disciplina Matemática não necessita, exclusivamente, trabalhar conteúdos explícitos, contemplando “resolva” e “calcule”. Tendo como intenção, proporcionar aos estudantes, além de trazer os conteúdos pertinentes à disciplina, mas também, a emersão, em caráter reflexivo. Um aluno terá condições de apoderar-se de seus conhecimentos advindos do meio escolar e de mundo, a fim de conjecturar sobre possíveis caminhos, em tomadas de decisão. Diante da intenção de incorporar debate de cunho crítico às aulas, tomamos como prerrogativa, as características da Educação Matemática Crítica, de Ole Skovsmose, em que consequentemente acarretam reflexões de cunho social, perante questões relacionadas à Cidadania, descritas nas obras de Nilson José Machado. A pesquisa foi desenvolvida num colégio público estadual da cidade de Miguel Pereira/RJ, cujo pré-teste ocorrera em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, sendo o pós-teste, aplicado no 3° ano do Ensino Médio, ambos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A fim de aglutinar aos aspectos de criticidade e cidadania, foram incorporadas ferramentas tecnológicas – calculadora e computador – como meio de intencionar a inclusão digital, e paralelamente, como instrumento auxiliador diante de tomadas de decisão. Diante da escassez de materiais destinados ao público da EJA, seja no âmbito editorial quanto por meio de publicações no meio acadêmico, forçou-nos a planejar aulas, tanto quanto materiais, destinados a esta modalidade de ensino. As atividades aplicadas tanto no pré-teste quanto no pós-teste converteram-se em produto educacional, os quais aduziram neste trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducation of Youth and Adultspt_BR
dc.subjectFinancial Mathematicspt_BR
dc.subjectCriticalitypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatemática financeira e tecnologia: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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