Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tatianadepaulamarangonlaier.pdf159.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A abordagem pedagógica em Reggio Emília: ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças para a promoção de uma educação sensível, inclusiva e reflexiva
Autor(es): Laier, Tatiana de Paula Marangon
Orientador: Moreira, Sandrelena da Silva
Miembros Examinadores: Pereira, Raquel Rinco Dutra
Resumo: O presente estudo busca explorar a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, com foco na pedagogia da escuta, no espaço como ambiente educador e na importância da documentação como instrumento de reflexão e aprendizagem. Com base nas contribuições teóricas de Loris Malaguzzi e nos estudos de outros autores, foi possível compreender a importância de ouvir as vozes das crianças, valorizar o ambiente como um elemento educador e utilizar a documentação como forma de registro e análise dos processos de aprendizagem. Para isso, esse artigo resgata o histórico de Reggio Emilia e discute a importância da pedagogia da escuta, do espaço como ambiente educador e da documentação como elementos fundamentais para promover uma educação sensível, inclusiva e reflexiva. Por fim, é possível concluir que a abordagem pedagógica de Reggio Emilia oferece uma perspectiva enriquecedora para a educação, colocando a criança como protagonista ativa de seu próprio processo educativo. Ao ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante, em que elas possam desenvolver seu potencial e se tornar cidadãos ativos e participativos
Resumen : -
Palabras clave : Reggio Emilia
Pedagogia da Escuta
Loris Malaguzzi
Documentação Pedagógica
Ambiente Educador
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614
Fecha de publicación : 7-jul-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons