Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tatianadepaulamarangonlaier.pdf159.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A abordagem pedagógica em Reggio Emília: ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças para a promoção de uma educação sensível, inclusiva e reflexiva
Autor(es): Laier, Tatiana de Paula Marangon
Primeiro Orientador: Moreira, Sandrelena da Silva
Membro da banca: Pereira, Raquel Rinco Dutra
Resumo: O presente estudo busca explorar a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, com foco na pedagogia da escuta, no espaço como ambiente educador e na importância da documentação como instrumento de reflexão e aprendizagem. Com base nas contribuições teóricas de Loris Malaguzzi e nos estudos de outros autores, foi possível compreender a importância de ouvir as vozes das crianças, valorizar o ambiente como um elemento educador e utilizar a documentação como forma de registro e análise dos processos de aprendizagem. Para isso, esse artigo resgata o histórico de Reggio Emilia e discute a importância da pedagogia da escuta, do espaço como ambiente educador e da documentação como elementos fundamentais para promover uma educação sensível, inclusiva e reflexiva. Por fim, é possível concluir que a abordagem pedagógica de Reggio Emilia oferece uma perspectiva enriquecedora para a educação, colocando a criança como protagonista ativa de seu próprio processo educativo. Ao ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante, em que elas possam desenvolver seu potencial e se tornar cidadãos ativos e participativos
Abstract: -
Palavras-chave: Reggio Emilia
Pedagogia da Escuta
Loris Malaguzzi
Documentação Pedagógica
Ambiente Educador
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons