https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tatianadepaulamarangonlaier.pdf | 159.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A abordagem pedagógica em Reggio Emília: ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças para a promoção de uma educação sensível, inclusiva e reflexiva |
Autor(es): | Laier, Tatiana de Paula Marangon |
Primeiro Orientador: | Moreira, Sandrelena da Silva |
Membro da banca: | Pereira, Raquel Rinco Dutra |
Resumo: | O presente estudo busca explorar a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, com foco na pedagogia da escuta, no espaço como ambiente educador e na importância da documentação como instrumento de reflexão e aprendizagem. Com base nas contribuições teóricas de Loris Malaguzzi e nos estudos de outros autores, foi possível compreender a importância de ouvir as vozes das crianças, valorizar o ambiente como um elemento educador e utilizar a documentação como forma de registro e análise dos processos de aprendizagem. Para isso, esse artigo resgata o histórico de Reggio Emilia e discute a importância da pedagogia da escuta, do espaço como ambiente educador e da documentação como elementos fundamentais para promover uma educação sensível, inclusiva e reflexiva. Por fim, é possível concluir que a abordagem pedagógica de Reggio Emilia oferece uma perspectiva enriquecedora para a educação, colocando a criança como protagonista ativa de seu próprio processo educativo. Ao ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante, em que elas possam desenvolver seu potencial e se tornar cidadãos ativos e participativos |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Reggio Emilia Pedagogia da Escuta Loris Malaguzzi Documentação Pedagógica Ambiente Educador |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614 |
Data do documento: | 7-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons