https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tatianadepaulamarangonlaier.pdf | 159.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Sandrelena da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/6839916101962610 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Raquel Rinco Dutra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/6771197581631594 | pt_BR |
dc.creator | Laier, Tatiana de Paula Marangon | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T12:19:39Z | - |
dc.date.available | 2023-07-07 | - |
dc.date.available | 2023-07-20T12:19:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15614 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo busca explorar a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, com foco na pedagogia da escuta, no espaço como ambiente educador e na importância da documentação como instrumento de reflexão e aprendizagem. Com base nas contribuições teóricas de Loris Malaguzzi e nos estudos de outros autores, foi possível compreender a importância de ouvir as vozes das crianças, valorizar o ambiente como um elemento educador e utilizar a documentação como forma de registro e análise dos processos de aprendizagem. Para isso, esse artigo resgata o histórico de Reggio Emilia e discute a importância da pedagogia da escuta, do espaço como ambiente educador e da documentação como elementos fundamentais para promover uma educação sensível, inclusiva e reflexiva. Por fim, é possível concluir que a abordagem pedagógica de Reggio Emilia oferece uma perspectiva enriquecedora para a educação, colocando a criança como protagonista ativa de seu próprio processo educativo. Ao ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante, em que elas possam desenvolver seu potencial e se tornar cidadãos ativos e participativos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reggio Emilia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da Escuta | pt_BR |
dc.subject | Loris Malaguzzi | pt_BR |
dc.subject | Documentação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Educador | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A abordagem pedagógica em Reggio Emília: ouvir, valorizar e documentar as vozes das crianças para a promoção de uma educação sensível, inclusiva e reflexiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License