https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15615
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
esterdasilvacamposdeoliveira.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A argumentação pedagógica de Jesus histórico: uma contribuição para a formação docente na perspectiva de uma educação democrática e não-violenta |
Autor(es): | Oliveira, Ester da Silva Campos de |
Orientador: | Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo |
Miembros Examinadores: | Silva, Adriana Aparecida da |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo trazer reflexões para a formação de profissionais da educação acerca de uma educação democrática e não-violenta utilizando uma análise da argumentação pedagógica de Jesus histórico. Através de uma revisão bibliográfica, resgatamos as noções de democracia para o fortalecimento de uma sociedade mais igualitária e justa, bem como o conceito de não-violência, refletido não apenas na oposição da barbárie, mas na luta contínua contra as desigualdades sociais. Abordamos o discurso do Jesus histórico na perspectiva da retórica, segmento da filosofia concentrado na persuasão do auditório ao qual se destina por meio de recursos diversos, aqui apresentados os tropos e figuras retóricas. Destacamos a importância das técnicas para potencializar a função pedagógica das argumentações, mas também a criticidade e sensibilidade, sem as quais perde os sentidos e não produz a transformação desejada |
Resumen : | Este trabajo tiene como objetivo traer reflexiones para la formación de profesionales de la educación sobre una educación democrática y no-violenta a partir del análisis del argumento pedagógico del Jesús histórico. A través de una revisión bibliográfica, rescatamos las nociones de democracia para el fortalecimiento de una sociedad más igualitaria y justa, así como el concepto de no-violencia, reflejado no solo en la oposición a la barbarie, sino en la lucha continua contra las desigualdades sociales. Abordamos el discurso del Jesús histórico desde la perspectiva de la retórica, un segmento de la filosofía concentrado en la persuasión de la audiencia a la que está destinado a través de diversos recursos, aquí presentados los tropos y figuras retóricas. Destacamos la importancia de las técnicas para potenciar la función pedagógica de los argumentos, pero también la criticidad y la sensibilidad, sin las cuales pierde su sentido y no se produce la transformación deseada |
Palabras clave : | Educação não Violenta Democracia Transformação Social Figuras Retóricas Educación no Violenta Democracia Transformación Social Figuras Retóricas |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15615 |
Fecha de publicación : | 14-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons