Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15690
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaeduardaalbanodeassis.pdf635.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tiktok como pedagogia cultural: influência de criadoras de conteúdo na construção da feminilidade
Autor(es): Assis, Maria Eduarda Albano de
Primeiro Orientador: Castro, Roney Polato de
Membro da banca: Ferrari, Anderson
Resumo: Este artigo analisa como os/as influenciadores/as digitais têm contribuído para a construção de feminilidades no TikTok, considerando sua influência na vida dos indivíduos que recebem suas mensagens transmitidas. Para isso, foram acompanhados os vídeos postados nos perfis das três influenciadoras mais seguidas do aplicativo, e depois analisadasformas de expressão de feminilidade em seus conteúdos, explícitas e implícitas. O artigo demostra que a rede social é um meio que favorece a pedagogia cultural e pode influenciar a construção dos sujeitos, suas subjetividades, e moldar suas concepções sobre feminilidade
Abstract: This article analyzes how digital influencers have contributed to the construction of femininity on TikTok, considering their influence on the lives of individuals who receive their transmitted messages. For this, videos posted on the profiles of the three most followed influencers in the application were monitored, and then forms of expression of femininity in their contents, explicit and implicit, were analyzed. The article demonstrates that the social network is a means that favors cultural pedagogy and can influence the construction of subjects, their subjectivities, and shape their conceptions of femininity
Palavras-chave: Tiktok
Criador de conteúdo
Influenciador digital
Feminilidade
Pedagogia cultural
Relações de gênero
Digital influencer
Femininity
Cultural pedagogy
Gender relations
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15690
Data do documento: 10-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons