Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giuliavogellucas 3.pdf260.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães , Fabiana Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/3828343570426016pt_BR
dc.creatorLucas, Giulia Vogel-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T11:34:54Z-
dc.date.available2023-07-30-
dc.date.available2023-08-07T11:34:54Z-
dc.date.issued2023-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15695-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as avaliações de larga escala, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e seu papel na ampliação das desigualdades sociais no contexto educacional. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio de uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema, com base em fontes como artigos científicos e publicações acadêmicas. Os resultados apontam que o ENEM, como principal avaliação em larga escala no Brasil, não tem cumprido seus objetivos de promover a equidade no acesso à educação, evidenciando uma disparidade entre alunos de escolas públicas e privadas. Conclui-se que é necessário repensar as políticas educacionais e buscar alternativas que priorizem uma educação igualitária e abrangente, superando as limitações das avaliações de larga escalapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectDesigualdades Sociaispt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliações de larga escala como ampliadoras das desigualdades sociais: um estudo sobre o ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons