Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
viníciusdeoliveiraresende.pdfPDF/A1.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Soares, Sérgio José Puccini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576pt_BR
dc.contributor.referee1Brum, Alessandra Souza Melett-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marília Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375345488079320pt_BR
dc.creatorResende, Vinícius de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0221719721205595pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T15:39:07Z-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-08-14T15:39:07Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745-
dc.description.abstractThis work intends to approach Andrei Tarkovsky's work in the light of Friedrich Nietzsche's conception of the tragedy. Considering the tragedy as philosophical element, isolated from the poetological studies carried out by German intellectuals prior to Nietzsche, the philosopher finds a prolific critical source of modernity and the course of the Western philosophical tradition, finding parity with Andrei Tarkovsky's postures, both in his films and in his writings. The perceptions of the tragedy in Tarkovsky's work will be evidenced by film analysis going briefly through the author's fictional feature films to Stalker's (1979) most detached analysis.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende abordar a obra de Andrei Tarkovski sob a luz da concepção do trágico em Friedrich Nietzsche. Ao considerar o elemento filosófico trágico, isolado dos estudos poetológicos realizados por intelectuais alemães anteriores à Nietzsche, o filósofo encontra prolífica fonte crítica à modernidade e ao percurso da tradição filosófica ocidental, encontrando paridade às posturas de Andrei Tarkovski, tanto em seus filmes quanto em escritos. As percepções do trágico na obra de Tarkovski serão evidenciadas por análises fílmicas, percorrendo brevemente os longas-metragens ficcionais do autor à análise mais detida de Stalker (1979).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAndrei Tarkovskipt_BR
dc.subjectFriedrich Nietzschept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectTragedypt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.titleO artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovskipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons