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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do brincar no desenvolvimento infantil
Autor(es): Mendonça, Letícia Filgueiras de
Primeiro Orientador: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, monografia, que busca, com base num estudo de revisão de bibliografia, discorrer sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Nos capítulos que compõem este trabalho, a infância é apresentada como marcada pelo brincar, que envolve práticas culturais, sociais e lúdicas vivenciadas em seu grupo social. O brincar é visto como um direito pois, a partir dele, as crianças adquirem experiências e vivências, explorando sua criatividade, imaginação, interação, autonomia e significados que a brincadeira adquire para a criança que brinca. A brincadeira, assim, nasce de desejos irrealizáveis naquele instante pela criança, ganhando destaque o objeto, uma vez que ele, no ato de brincar, perde sua força determinadora e é transformado pela imaginação e criatividade da criança, naquilo para o que a criança atribui significado. No âmbito das reflexões sobre a brincadeira, é destacada a ludicidade a partir dos postulados teóricos de Cipriano Luckesi, que a conceitua como uma experiência plena, interna, do sujeito que a vivencia, possibilitando tanto às crianças quando aos adultos estiverem totalmente envolvidos em uma atividade de forma prazerosa sendo, assim, lúdica. Por fim, é destacado o que os documentos oficiais asseguram às crianças no que se refere ao brincar como um direito e as considerações finais
Abstract: This is a Course Completion Work, monograph, which seeks, based on a bibliography review study, to discuss the importance of playing in child development. In the chapters that make up this work, childhood is presented as marked by playing, which involves cultural, social and playful practices experienced in their social group. Playing is seen as a right because, from it, children acquire experiences and experiences, exploring their creativity, imagination, interaction, autonomy and meanings that play acquires for the child who plays. Playing, therefore, is born out of unrealizable desires for the child at that moment, the object gaining prominence, since it, in the act of playing, loses its determining force and is transformed by the child's imagination and creativity, into what the child attributes to. meaning. Within the scope of reflections on play, ludicity is highlighted based on the theoretical postulates of Cipriano Luckesi, who conceptualizes it as a full, internal experience of the subject who experiences it, allowing both children and adults to be fully involved in an activity in a pleasurable way, thus being playful. Finally, it is highlighted what the official documents assure children with regard to playing as a right and the final considerations
Palavras-chave: Brincar
Criança
Educação Infantil
Lúdico
Play
Child
Child Education
Ludic
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15753
Data do documento: 11-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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