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dc.contributor.advisor1Carneiro, Angélica Cotta Lobo Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240453823014026pt_BR
dc.contributor.referee1Vincha, Kellem Regina Rosedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321281111130886pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Nizia Araújo Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1838504005240772pt_BR
dc.creatorCosta, Gilcimara Bonifácia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1678313131261045pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-25T13:23:44Z-
dc.date.available2023-08-24-
dc.date.available2023-08-25T13:23:44Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15841-
dc.description.abstractObjective: Analyze the content approach of the Food Guide for the Brazilian Population in elementary school science books. Methods: A descriptive cross-sectional study was performed. The 13 8th grade science books from collections approved by the Ministry of Education for use in the 2017-2019 triennium were analyzed. By reading the chapters on nutrition and diet, the presence and absence of content related to the ten-steps theme for proper and healthy eating of the Food Guide was identified, as well as the mention of the Guide and the food pyramid. When present, the content was categorized considering the approach from the perspective of nutritional rationality or the expanded concept of food. Results: The topics related to the consumption of natural, ultra-processed foods and culinary ingredients were present in all books. The approach of commensality was frequent but punctual and the other themes that can stimulate the adoption of adequate and healthy eating were little explored. Few mentions of the Food Guide were identified and a broad approach to the food pyramid, which is not the official Brazilian guideline. There has been a tendency in science books to maintain the biological focus of the eating process. Conclusions: The approach to the contents of the Food Guide in science books is superficial, especially when considering the non-biological dimensions of food. Direct mention of the Guide in these books can be further explored as a means of expanding it's dissemination.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar a abordagem do conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira em livros de ciências do Ensino Fundamental. Métodos: Realizou-se um estudo transversal descritivo. Foram analisados os 13 livros de ciências do 8o ano das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação para serem usadas no triênio 2017 a 2019. Mediante a leitura dos capítulos que abordavam a nutrição e a alimentação, foi identificada a presença e ausência de conteúdos relacionados à temática dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar, bem como a menção ao Guia e à pirâmide alimentar. Quando presente, o conteúdo foi categorizado considerando a abordagem sob a perspectiva da racionalidade nutricional ou do conceito ampliado de alimentação. Resultados: Os temas relacionados ao consumo de alimentos naturais, ultraprocessados e ingredientes culinários estiveram presentes em todos os livros. A abordagem da comensalidade foi frequente, mas pontual e os demais temas que podem estimular a adoção de uma alimentação adequada e saudável foram pouco explorados. Foram identificadas poucas menções ao Guia Alimentar e ampla abordagem da pirâmide alimentar, que não é a diretriz oficial brasileira. Observou-se uma tendência dos livros de ciências de manter o enfoque biológico do processo de alimentação. Conclusões: A abordagem dos conteúdos do Guia Alimentar nos livros de ciências é superficial, principalmente quando se considera as dimensões não biológicas da alimentação. A menção direta ao Guia nesses livros pode ser mais explorada como forma de ampliar sua divulgação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGuias alimentarespt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectFood guidespt_BR
dc.subjectTeaching materialspt_BR
dc.subjectFood and nutrition educationpt_BR
dc.subjectElementary and high schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleAbordagem do guia alimentar para a população brasileira em livros de ciências do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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