Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15857
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
julianalouisecorreiaathayde.pdf541.46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Dilemas e possibilidades do lazer e da educação no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Autor(es): Athayde, Juliana Louise Correia
Orientador: Anjos Júnior, Edwaldo Sérgio dos
Miembros Examinadores: Villela, Luciana Bittencourt
Miembros Examinadores: Lopes, Romilda Aparecida
Resumo: O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora possui uma estrutura que visa divulgar a ciência, atendendo o público geral de forma gratuita, com espaços de exposições que mesclam aspectos da ludicidade, da educação e da difusão da ciência. O lazer presente no espaço dialoga com outras práticas sociais, além do trabalho e da educação, tais como a política, a economia, a linguagem, a saúde, a arte e a ciência, podendo ter uma conotação crítica e, até mesmo, transformadora junto ao indivíduo. Posto isso, este trabalho visa discutir de que maneiras o lazer se faz presente junto às ações educativas do Centro de Ciências da UFJF sob o viés de formação dos mediadores pela universidade. O trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, se pautou numa revisão bibliográfica, uma entrevista semiestruturada com o gestor do espaço e os questionários para os mediadores. A justificativa deste trabalho se pauta em um viés crítico sobre como o lazer é tratado como um fator separado à educação, além da minha experiência no Centro de Ciências como bolsista. Em linhas gerais, se percebe que o lazer atua como recurso didático pedagógico que agrega significados à educação, embora, nem sempre haja uma valorização, reconhecimento e treinamento para a presença deste fenômeno sociocultural.
Resumen : The Centro de Ciências da Universidade Federal Juiz de Fora has a structure that aims to disseminate science serving the general public free of charge, with exhibition spaces that mix aspects of playfulness and education with the dissemination of science. The leisure present in the location dialogues with other fields, in addition to work and education, such as politics, economics, language, health, art, science and nature. Thus, leisure is a human need, and may have a critical and even 1 transformative connotation for the individual. According to Delors (2018), it is preferable to identify leisure activities as integrative actions of the pillars that form knowledge. Therefore, this work includes discussing how leisure is present along with the educational actions of the Centro de Ciências da UFJF under the bias of training of mediators by the university.
Palabras clave : Centro de Ciências da UFJF
Educação
Lazer
Ações educativas
Education
Leisure
Educational actions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15857
Fecha de publicación : 12-jul-2023
Aparece en las colecciones: Turismo - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons