Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15901
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marciabastosmiranda.pdf2.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lourenço, Lelio Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Grincenkov, Fabiane Rossi dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Pollyanna dos Santos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Gebara, Carla Ferreira de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee4Cezario, Ana Claudia Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMiranda, Márcia Bastos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-15T15:50:07Z-
dc.date.available2023-09-15-
dc.date.available2023-09-15T15:50:07Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15901-
dc.description.abstractSocial Anxiety Disorder (SAD) is characterized by strong and persistent fear of one or more social situations. Individuals with performance-type social anxiety disorder (performance only) have concerns about public performance, which are generally more expressive in their professional and/or academic lives. This reasearch was divided in three chapters, the first presents a systematic review, consisting of 21 articles. Studies shows that guided or selfguided clinical protocols are effective in treating general SAD, but inconclusive about performance SAD. The second one, aimed to create and execute a self guided therapy protocol based on Cognitive Behavioral Therapy for patients with performance only SAD; this treatment was made possible through a website (Try it) and patients had free access to assessment tools and self-guided sessions. Third charpter tests the effectiveness of this protocol, investigating the profile of patients and comparing scores related to levels of social performance anxiety and fear of negative evaluation, identified in the pre-test and post-test. The sample consisted of 51 participants, and only a statistically significant reduction (p<0.05) was observed in the scale of fear of negative evalation (FNE). Future studies must be done to increase this theme.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é caracterizado pelo medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais. Os indivíduos com transtorno de ansiedade social do tipo desempenho (performance only) têm preocupações com desempenho público, que são geralmente mais prejudiciais em sua vida profissional e/ou acadêmica. A presente tese foi desdobrada em três capítulos, o primeiro, apresenta uma revisão sistemática, composta por 20 artigos. Observa-se que os protocolos clínicos guiados ou autoguiados via internet são eficazes do tratamento do TAS geral, mas sem investigações suficientes sobre o TAS de desempenho. O segundo capítulo teve por objetivo criar e executar um protocolo de atendimento clínico, online, baseado na Terapia Cognitivo Comportamental para pacientes com Transtorno de Ansiedade Social do tipo Desempenho, este tratamento foi viabilizado através de um site (Try it) e os pacientes tiveram livre acesso aos instrumentos de avaliação e as sessões autoguiadas. O capítulo três foi desenhado com o intuito de testar a eficácia deste protocolo, investigando o perfil dos pacientes e comparando os escores relacionados aos níveis de ansiedade social de desempenho, e medo de avaliações negativas, identificados no pré-teste e nos pós teste. A amostra foi composta por 51 participantes, e foi observada uma redução estatisticamente significante (p<0,05) na escala de medo de avaliações negativas. Novas investigações devem ser realizadas a fim de aumentar a relevância do tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno de ansiedade social de desempenho (perfomance only)pt_BR
dc.subjectIntervenção autoguiadapt_BR
dc.subjectMedo de avaliações negativaspt_BR
dc.subjectSocial anxiety disorder (performance only)pt_BR
dc.subjectSelf-guided therapypt_BR
dc.subjectFear of negative evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma online de terapia autoguiada para o transtorno de ansiedade social de desempenhopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons