https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15938
File | Description | Size | Format | |
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leonardogregoriodeandrade.pdf | PDF/A | 10.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Renhe, Marcelo Caniato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9704187911798485 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Luiz Maurílio da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4491455337486151 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Knop, Igor de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9170658424711012 | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Leonardo Gregório | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T13:25:00Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18 | - |
dc.date.available | 2023-09-22T13:25:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15938 | - |
dc.description.abstract | Procedural terrain generation is a widely used application of procedural noise algorithms, especially in the realm of video games. These pseudo-random algorithms enable the creation of realistic terrain with adjustable parameters to produce various features such as lakes, caves, plateaus, plains, rocky mountains and snowy peaks. Depending on the settings, it is possible to create terrains with different scales and granularity. In these applications, the algorithms allow the creation of relatively complex terrain automatically and efficiently, reducing costs in the creation process. However, the characteristics of the generated terrain are usually manually configured by developers, posing a challenge in achieving authentic terrains. This study explores the integration of altitude data into procedural noise generation algorithm, aiming towards conferring topological characteristics of specific regions to the generated terrains. Altitude data were collected from a Digital Elevation Model (DEM) that provides altitude vales for the entire Brazilian territory. These data were then used in conjunction with Simplex noise algorithm to generate pseudo-random terrains, biasing the algorithm for producing terrains with topographic characteristics matching the statistical profile of the real location. Experimental results indicate the promising nature of this technique in refining the standard procedural generation of terrains, allowing the observation of features from the desired region in the algorithmically produced terrains. | pt_BR |
dc.description.resumo | A geração procedural de terrenos é uma aplicação bastante comum de algoritmos procedurais de ruído, principalmente no contexto de jogos. Esses algoritmos, de natureza pseudo aleatória, permitem criar terrenos realistas e podem ter seus parâmetros ajustados para produzir terrenos com muitas características diferentes, como lagos, cavernas, planaltos, planícies, montanhas rochosas e picos nevados. Dependendo do ajuste, podem ser criados terrenos com diferentes escalas e granularidades. Nessas aplicações, tais algoritmos permitem criar terrenos relativamente complexos de forma automática e eficiente, reduzindo custos no processo de criação. No entanto, as características do terreno gerado são, normalmente, configuradas manualmente pelo desenvolvedor, tornando a criação de terrenos autênticos um desafio. O presente trabalho explora a utiliza ̧c ̃ao de dados geográficos de altimetria integrados ao algoritmo de ruído procedural, com o objetivo de conferir características topológicas de determinada região ao terreno gerado. Para tal, foram coletados dados de altimetria de um Modelo Digital de Elevação (MDE), que oferece valores de altitude para todo o território nacional. Estes dados foram utilizados em conjunto com o Ru ́ıdo Simplex para a gera ̧c ̃ao de terrenos pseudoaleatórios, de forma a enviesar o algoritmo para a produção de terrenos com características topográficas com o mesmo perfil estatístico da localidade real. Os experimentos realizados indicam que a técnica utilizada é promissora no refinamento da geração procedural de terrenos, sendo possível observar características das regiões desejadas no terreno produzido algoritmicamente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geração procedural | pt_BR |
dc.subject | Terrenos | pt_BR |
dc.subject | Funções de ruído | pt_BR |
dc.subject | Altimetria | pt_BR |
dc.subject | Procedural generation | pt_BR |
dc.subject | Terrains | pt_BR |
dc.subject | Noise algorithms | pt_BR |
dc.subject | Altitude data | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas. | pt_BR |
dc.title | Incorporação de dados geográficos de altimetria na geração procedural de terrenos com funções de ruído | pt_BR |
dc.title.alternative | Incorporation of geographic altimetry data into procedural terrain generation with noise functions | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Computacional - TCC Graduação |
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