Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15957
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diogojosebezerradossantos.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Tarcísio Moreira-
dc.contributor.referee3Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Walter, Fernanda Omelczuk-
dc.contributor.referee4Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee5Dinali, Wescley-
dc.contributor.referee5Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSantos, Diogo José Bezerra dos-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T14:07:16Z-
dc.date.available2023-09-27-
dc.date.available2023-09-27T14:07:16Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15957-
dc.description.abstractIn this thesis, I present experiments with education and cinema carried out in the context of the COVID-19 pandemic. The methodological perspective was inspired by Schizoanalysis and the concept of Cartography, by Gilles Deleuze and Felix Guattari. The objective of the experiment was to use elements of cinema to think of the thesis as an inventive and problematizing process of research and academic writing. The results are a series of films that explore concepts such as Acontecimento, Agenciamento, Ato de Criação, Ato de Resistência, Cinemaquinação, Cine-frase, Cine-olho, Corpo-sem-orgãos, Devir, Dispositivo, Experimentação, Máquina de Guerra, Metapesquisa, Nomadologia, Pensamento Nômade, Perceptos, Performance, Potência do Falso, Ritornelo, Rizoma, Turbilhonamento. The conclusion is that the thesis in audiovisual format is a possibility of experimentation that challenges conventions and opens new dimensions of reading and writing.pt_BR
dc.description.resumoNesta tese, apresentamos experimentações com educação e cinema realizadas no contexto da pandemia de COVID-19. A perspectiva metodológica foi inspirada na Esquizoanálise e no conceito de Cartografia, de Gilles Deleuze e Felix Guattari. O objetivo da experimentação consistiu em utilizarmos elementos do cinema para pensarmos a tese como um processo inventivo e problematizador da pesquisa e da escrita acadêmica. Os resultados são uma série de filmes que exploram conceitos como Acontecimento, Agenciamento, Ato de Criação, Ato de Resistência, Cinemaquinação, Cine-frase, Cine-olho, Corpo-sem-orgãos, Devir, Dispositivo, Experimentação, Máquina de Guerra, Metapesquisa, Nomadologia, Pensamento Nômade, Perceptos, Performance, Potência do Falso, Ritornelo, Rizoma, Turbilhonamento. A conclusão é que a tese em formato audiovisual é uma possibilidade de experimentação que desafia as convenções e abre novas dimensões do ler e do escrever.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCinema-educaçãopt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectExperimentaçõespt_BR
dc.subjectCinema-educationpt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subjectExperimentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre telas, janelas: experimentações e educação e cinemapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons