https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16143
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Dissertação |
Título : | As dificuldades enfrentadas pelo inspetor escolar no exercício da carreira em uma Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais |
Autor(es): | Oliveira, Vanessa de Paula |
Orientador: | Pinto, Tarcísio Jorge Santos |
Miembros Examinadores: | Magrone, Eduardo |
Miembros Examinadores: | Rodrigues, Michelle Gonçalves |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu o trabalho do Inspetor Escolar desde o ingresso no cargo e as dificuldades enfrentadas por este profissional em uma Superintendência Regional de Ensino (SRE) da região metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Assim, a questão investigada foi: quais são as dificuldades encontradas pelos Inspetores no exercício de sua profissão? Os objetivos da pesquisa foram analisar os desafios do Inspetor Escolar desde o ingresso da carreira na SRE, seja por nomeação ou por contrato temporário; identificar como a chefia imediata dos Inspetores e as diretorias da Superintendência percebem a atuação do Inspetor após o ingresso deste na carreira; e, por fim, propor uma intervenção para que os problemas levantados possam ser amenizados ou resolvidos por meio de um Plano de Ação Educacional (PAE). Para tanto, utilizamos, como metodologia, o estudo de caso; e, como instrumentos, entrevistas semiestruturadas realizadas com Inspetores Escolares, diretores de escola e diretores das Diretorias Educacionais da SRE, totalizando mais de 12 horas de entrevistas. As entrevistas apontaram que os Inspetores encontram muitas dificuldades em sua atuação principalmente no ingresso do cargo. Os eixos de análise utilizados foram: a ética profissional na Inspeção das escolas; a formação para a atuação na Inspeção escolar, a formação continuada em serviço; a memória institucional e o apoio dos pares; e a atuação do Inspetor: a sobrecarga de trabalho e desvio da atividade-fim (trabalho pedagógico). Por fim, o Plano de Ação proposto sugere valorizar o apoio entre os pares no exercício do cargo, bem como diferentes formas de formação para promover um exercício mais produtivo e, ao mesmo tempo, mais ameno no cargo. |
Resumen : | This dissertation was developed within the sphere of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discussed the work of the School Inspector since entering the position and the difficulties faced by this professional in a Regional Teaching Superintendence (SRE) in the metropolitan region of Belo Horizonte, in the state of Minas Gerais. Thus, the question investigated was: what are the difficulties encountered by Inspectors in the exercise of their profession? The objectives of the research were to analyze the challenges of the School Inspector from the beginning of his career at the SRE, either by appointment or by temporary contract; identify how the immediate head of the Inspectors and the directors of the Superintendence boards perceive the Inspector's performance after he has entered his career; and, finally, propose an intervention so that the problems raised can be alleviated or resolved through an Educational Action Plan (PAE). For this purpose, we used, as a methodology, the case study; and, as instruments, semi-structured interviews carried out with School Inspectors, school directors and directors of the Educational Boards of the SRE, totaling more than 12 hours of interviews. The interviews showed that the Inspectors face many difficulties in their performance, especially when entering the position. The axes of analysis used were: professional ethics in the inspection of schools; training for acting in the Inspection, continued training in service; institutional memory and peer support; the role of the inspector: work overload and deviation from the main activity (pedagogical work). Finally, the proposed Action Plan suggests valuing peer support in the exercise of the position, as well as different forms of training to promote a more productive and, at the same time, smoothe, exercise in the position. |
Palabras clave : | Inspeção escolar Atuação profissional Gestão do conhecimento School inspection Professional performance Knowledge management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16143 |
Fecha de publicación : | 23-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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