https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16274
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
renatalopesalves-produtoeducacional.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem de geometria fractal |
Autor(es): | Alves, Renata Lopes |
Primeiro Orientador: | Barrére, Eduardo |
Co-orientador: | Souza, Paulo Victor Santos |
Membro da banca: | Scortegagna, Liamara |
Membro da banca: | Alves, Rozane da Silveira |
Resumo: | As dinâmicas e exposições que envolvam objetos não euclidianos, onde se inserem os fractais, permitem conduzir os alunos a percepções até então escondidas por conceitos essencialmente euclidianos. Verifica-se que tópicos de geometria fractal vêm sendo inseridos nos documentos oficiais de orientações didáticas para o ensino básico. Contudo, as propostas envolvendo abordagens desse conteúdo ainda em cursos de formação de professores não acompanha a ascensão observada no cenário das propostas voltadas ao ensino fundamental e ensino médio. Nesse sentido, insere-se essa pesquisa de caráter qualitativo cujo objetivo central é explorar possibilidades para que a Geometria Fractal possa ser ensinada em um curso de formação continuada on-line e aberto e, consequentemente, seja inserida em salas de aula da educação básica. São apresentados brevemente os elementos que permeiam a fundamentação teórica da pesquisa no campo da Educação Matemática. Expõe-se um panorama geral de uma revisão sistemática que buscou investigar tendências e concepções no ensino de geometria fractal em sala de aula. Para tal, a Taxonomia dos Objetivos Educacionais foi aplicada como uma ferramenta de análise qualitativa dos Objetos de Aprendizagem. A partir disso, são apresentados os produtos desenvolvidos nessa pesquisa, a saber: o curso on-line dedicado à formação continuada de professores bem como um conjunto de doze Objetos de Aprendizagem produzidos nesse contexto. Os resultados de uma aplicação piloto do curso são apresentados e discutidos. Fundamentamos a análise em uma abordagem quali-quantitativa para interpretar os dados obtidos por meio de questionários aplicados aos participantes envolvidos no curso de formação. De forma geral o curso foi bem aceito pelos participantes e o material didático disponibilizado foi considerado adequado aos possíveis níveis de detalhamento da temática. Por fim são expostas as perspectivas futuras para pesquisa bem como alguns comentários finais. |
Abstract: | The dynamics and exhibitions involving non-Euclidean objects, where fractals are inserted, allow students to lead to perceptions hitherto hidden by essentially Euclidean concepts. It appears that fractal geometry topics have been inserted in official documents of didactic guidelines for basic education. However, proposals involving approaches to this content still in teacher training courses do not follow the rise observed in the scenario of proposals aimed at elementary and high school. In this sense, this qualitative research is inserted, whose central objective is to explore possibilities for Fractal Geometry to be taught in an on-line and open continuing education course and, consequently, to be inserted in basic education classrooms. The elements that permeate the theoretical foundation of research in the field of Mathematics Education are briefly presented. An overview of a systematic review is presented that sought to investigate trends and concepts in the teaching of fractal geometry in the classroom. To this end, the Taxonomy of Educational Objectives was applied as a tool for the qualitative analysis of Learning Objects. From this, the products developed in this research are presented, namely: the on-line course dedicated to the continuing education of teachers as well as a set of twelve Learning Objects produced in this context. The results of a pilot application of the course are presented and discussed. We based the analysis on a quali-quantitative approach to interpret the data obtained through questionnaires applied to the participants involved in the training course. In general, the course was well accepted by the participants and the teaching material made available was considered adequate for the possible levels of detail on the subject. Finally, future perspectives for research are presented, as well as some final comments. |
Palavras-chave: | Educação matemática Geometria fractal Videoaula Taxonomia de bloom Formação continuada de professores Mathematics education Video lecutre Bloom’s taxonomy Continuing teacher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16274 |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons