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dc.contributor.advisor1Rotondo, Margareth Sacramento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6pt_BR
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee2Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761614P5pt_BR
dc.creatorCabral, Cláudio Orlando Gamarano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4004886E1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T11:47:46Z-
dc.date.available2016-05-23-
dc.date.available2016-07-02T11:47:46Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1631-
dc.description.abstractAmong Zombielike, Whales and ADHDs: school and medicalization proposes a discussion on the ways in which the medicalization goes through school and constitutes subjectivity, as well as its consequences, such as the contingency of creating a discourse of medicalization at school and what power effects the relation between school and medicalization carries. The main objectives of this study are the questioning of discourses – as truth games between power relations – about the medicalization that runs by schools and how it deals with the differences, especially with so-called "troublemaker students". To achieve these objectives, we resort to various cultural artifacts; in particular, the reports submitted by the municipal schools of Juiz de Fora to the Department of Education describing their "troublemaker students" asking for support. These documents are discussed and problematized as discursive games that connect or are established between school / teachers / families / medicine, working in the constitution of subjectivities. This research points to how I was (re)making myself as a teacher and a researcher, and it had as reference the Foucault studies, cultural studies and gender studies. This study also aims to show that social, political, economic and especially the educational issues, as pointed out "learning difficulties" and "indiscipline", may be seeking and finding in healthcare a "solution" to their "problems", as we can see through the increasing number of ADHD diagnoses and the consequent prescription of medicines known as “obedience drugs” (Ritalin and Concerta).pt_BR
dc.description.resumoEntre Xaropes, Baleias e TDAHs: a escola e a medicalização propõe problematizar de que modos a medicalização atravessa a escola e constitui subjetividades e seus desdobramentos como: qual a contingência da criação do discurso da medicalização na escola e que efeitos de poder a relação escola e medicalização carrega. Dentre os objetivos, destacam-se a problematização dos discursos - como jogos de verdades e em meio a relações de poder - acerca da medicalização que circulam pelas escolas e a forma como essas lidam com as diferenças, especialmente com os chamados “alunos problema”. Para atingir esses objetivos, recorremos a vários artefatos culturais, em especial, aos relatórios encaminhados pelas escolas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora à Secretaria de Educação descrevendo seus/as “alunos/as problema” em busca de apoio. Esses documentos são discutidos e problematizados como jogos discursivos que ligam ou que são estabelecidos entre escola/professores/famílias/medicina que atuam na constituição das subjetividades. Esta pesquisa, que aponta a forma como fui me (re)fazendo professor e pesquisador, teve como referencial os estudos foucaultianos, os estudos culturais, os estudos de gêneros e sinaliza que questões sociais, políticas, econômicas e, especialmente, as educacionais, como as apontadas “dificuldades de aprendizagem” e “indisciplina”, possam estar buscando e encontrando na área de saúde uma “solução” para seus “problemas”; como podemos ver pelo crescente número de diagnósticos de TDAH e a consequente prescrição de medicamentos conhecidos como “drogas da obediência” (Ritalina® e Concerta®).pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectProcessos de subjetivaçãopt_BR
dc.subjectJogos de verdadept_BR
dc.subjectSaber-poderpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.subjectSubjectivitiespt_BR
dc.subjectTruths gamespt_BR
dc.subjectKnowledge-powerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre xaropes, baleias e TDAHs: a escola e a medicalizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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