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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação com o time, satisfação e lealdade: um estudo com torcedores de clubes brasileiros de futebol
Autor(es): Medeiros, Vitor Matos
Primeiro Orientador: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Membro da banca: Moreira, Nathalia Carvalho
Membro da banca: Lins Filho, Marcos Luiz
Resumo: No Brasil, o futebol é um esporte de sucesso, contando com diversos times tradicionais e com grandes torcidas. A gestão dos clubes, entretanto, ainda carece de maior desenvolvimento dadas as transformações que vêm exigindo dos profissionais envolvidos mais do que conhecimento sobre aquilo que acontece “dentro do campo”. Mais do que só um esporte, o futebol se tornou um negócio. Com base nisso, a presente pesquisa se propôs a analisar a identificação do torcedor com o seu clube do coração, a satisfação com o time, com seus produtos/serviços, com o estádio e com o programa de sócio torcedor, além da lealdade desses indivíduos com seus times favoritos. Do tipo descritivo-quantitativo, o trabalho se mostra relevante pois os torcedores brasileiros são ainda pouco “explorados” por estudos científicos sistemáticos capazes de ampliar o conhecimento acerca do seu comportamento de consumo tendo em vista a sua conexão com as equipes. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário online que atingiu uma amostra final com 336 pessoas. Ao final do estudo concluiu-se principalmente, entre outras coisas, que os torcedores mais identificados consomem mais produtos do clube, o trânsito no entorno do estádio é o fator que gera bastante mais insatisfação aos torcedores, que os torcedores se mostraram identificados e leais aos seus times e que essa lealdade independe dos resultados obtidos pelo clube em campo.
Abstract: In Brazil, soccer is a successful sport, with several traditional teams and a large numbers of fans. Soccer teams management, however, still needs further development given the transformations that has required from professionals involved more than the knowledge about what happens “inside the field”. More than just a sport, soccer has become a business. Based on this context, this research aims to analyze the brazilians fan's identification with their favorite club, satisfaction with team performance, satisfaction with their products/services, satisfaction with the stadium and satisfaction with the fan membership program, in addition to the loyalty of these individuals to your favorite team. Characterized as a descriptive-quantitative, this research is relevant as Brazilian fans are still little explored by systematic scientific studies capable of expanding knowledge about their consumption behavior. Data collection was carried out through the application of an online form that covered a final sample of 336 people. REsults revealed that the most identified fans consume more of the club's products, the traffic around the stadium is the factor that generates much more dissatisfaction among the fans, that the fans showed themselves to be identified and loyal to the their times and that this loyalty is independent of the results obtained by the team on the field.
Palavras-chave: Identificação com o time
Satisfação do Torcedor
Lealdade do Torcedor
Team Identification
Soccer Fans Satisfaction
Soccer Fans Loyalty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16416
Data do documento: 13-Dez-2023
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