https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
brunomoura.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Funções definidas por várias sentenças: um itinerário formativo |
Autor(es): | Moura, Bruno |
Orientador: | Gomes, José Barbosa |
Miembros Examinadores: | Casagrande, Rogério |
Miembros Examinadores: | Moura, Allan de Oliveira |
Resumo: | Apresentamos uma sugestão de aplicação de uma sequência didática de atividades para abordagem de funções definidas por mais de uma sentença com estudantes do primeiro ano do ensino médio, tendo como objetivo teórico a construção do conhecimento matemático através de sequência de atividades aplicadas no cotidiano familiar. Algumas das vantagens presentes na metodologia proposta foram as possibilidades de explorar os gráficos das funções afins por partes e observar a sua continuidade. A análise inicial dos dados mostrou uma evolução dos alunos que chegaram a formar a construção de leis de funções, construir seus gráficos e formalizar melhor alguns conceitos matemáticos com suas aplicações no seu dia a dia. |
Resumen : | We present a suggestion for the application of a didactic sequence of activities for approaching functions defined by more than one sentence with students from first year of high school, with the theoretical objective of building knowledge Mathematics through a sequence of activities applied in the family routine. Some of the advantages present in the proposed methodology were the possibilities of exploring the Graph the piecewise affine functions and observe their continuity. The initial analysis of data showed an evolution of the students who came to form the construction of laws of functions, build their graphs and better formalize some mathematical concepts with its applications in your daily life. |
Palabras clave : | Funções Várias sentenças Imposto de renda Funções contínuas Functions Piecewise Income tax Continuous functions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431 |
Fecha de publicación : | 29-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons