https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brunomoura.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomes, José Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Casagrande, Rogério | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9563494167733463 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Allan de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4876173787954811 | pt_BR |
dc.creator | Moura, Bruno | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T14:06:37Z | - |
dc.date.available | 2024-01-05 | - |
dc.date.available | 2024-01-08T14:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431 | - |
dc.description.abstract | We present a suggestion for the application of a didactic sequence of activities for approaching functions defined by more than one sentence with students from first year of high school, with the theoretical objective of building knowledge Mathematics through a sequence of activities applied in the family routine. Some of the advantages present in the proposed methodology were the possibilities of exploring the Graph the piecewise affine functions and observe their continuity. The initial analysis of data showed an evolution of the students who came to form the construction of laws of functions, build their graphs and better formalize some mathematical concepts with its applications in your daily life. | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos uma sugestão de aplicação de uma sequência didática de atividades para abordagem de funções definidas por mais de uma sentença com estudantes do primeiro ano do ensino médio, tendo como objetivo teórico a construção do conhecimento matemático através de sequência de atividades aplicadas no cotidiano familiar. Algumas das vantagens presentes na metodologia proposta foram as possibilidades de explorar os gráficos das funções afins por partes e observar a sua continuidade. A análise inicial dos dados mostrou uma evolução dos alunos que chegaram a formar a construção de leis de funções, construir seus gráficos e formalizar melhor alguns conceitos matemáticos com suas aplicações no seu dia a dia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Funções | pt_BR |
dc.subject | Várias sentenças | pt_BR |
dc.subject | Imposto de renda | pt_BR |
dc.subject | Funções contínuas | pt_BR |
dc.subject | Functions | pt_BR |
dc.subject | Piecewise | pt_BR |
dc.subject | Income tax | pt_BR |
dc.subject | Continuous functions | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Funções definidas por várias sentenças: um itinerário formativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License