https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16438
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandasilvaassumpção.pdf | 428.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As produções acadêmicas sobre alfabetização de crianças no Brasil: um olhar para a área de ciências da saúde |
Autor(es): | Assumpção, Fernanda Silva |
Orientador: | Rocha, Juliano Guerra |
Miembros Examinadores: | Dias, Ana Raquel Costa |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso está vinculado à pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado conhecimento”, iniciada por Magda Soares em meados da década de 1980, que tem como objetivo realizar um levantamento e fazer um balanço crítico do que já foi produzido sobre o tema alfabetização. No Brasil, ainda persistem grandes taxas de estudantes não alfabetizados/as ou com dificuldades no processo de alfabetização, que, muitas vezes, são encaminhados/as, equivocadamente, para profissionais da área de saúde em busca de diagnósticos e/ou terapias. Portanto, conforme explicita Soares, o fenômeno da alfabetização precisa ser analisado em suas “múltiplas facetas”, em virtude de se constituir como um campo interdisciplinar. Assim sendo, o objetivo geral do presente trabalho foi mapear e analisar as produções acadêmicas sobre alfabetização de crianças no âmbito da área de ciências da saúde. Entre os objetivos específicos propõe-se inventariar as teses e dissertações sobre alfabetização na área de ciências da saúde no Brasil, por ano, nível de pós-graduação, universidade, região e curso; compreender o que a ciências da saúde tem pesquisado sobre a alfabetização, quais os temas e/ou categorias temáticas são abordados pelos/as pesquisadores/as. Para tanto, realizamos uma pesquisa de “estado do conhecimento”, a partir do levantamento de dados da produção acadêmica sobre alfabetização, vinculada aos programas de pós-graduação de ciências da saúde. As pesquisas inventariadas foram retiradas do Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dentre as principais referências teóricas para organização do trabalho, destaca-se as produções Soares (1985, 1989); Soares e Maciel (2000); Maciel (2014, 2019); Maciel e Rocha (2021); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Romanowski e Ens (2006); Ferreira (2002), dentre outros. Os resultados apontam que as pesquisas sobre alfabetização, elaboradas na área das ciências da saúde, contribuem com o campo da alfabetização, mediante investigações que orientam o/a professor/a sobre a necessidade de ter um olhar diferenciado para as crianças com dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. As teses e dissertações reiteram que o diagnóstico realizado pelos profissionais da saúde é mais preciso com a colaboração do/a docente. Conclui-se que, não se deve culpabilizar os/as estudantes pelo fracasso na alfabetização, uma vez que as pesquisas demonstram a necessidade de o/a alfabetizador/a revisitar suas metodologias e práticas de ensino, na busca de alfabetizar todas as crianças, enfatizando também a importância do trabalho multidisciplinar. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | alfabetização de crianças ciências da saúde estado do conhecimento pesquisas acadêmicas |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16438 |
Fecha de publicación : | 1-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons