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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de materiais apostilados na educação infantil: reflexões sobre as repercussões para o currículo
Autor(es): Lima, Ana Paula Corrêa
Primeiro Orientador: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Membro da banca: Souza, Luciane Aparecida de
Resumo: Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, monografia, de cunho bibliográfico, que busca refletir sobre o uso de materiais apostilados na Educação Infantil e investigar como o uso desses materiais pode implicar na aprendizagem de crianças tão pequenas. Para subsidiar essa reflexão e a breve análise de um material apostilado, são utilizados como principal referencial teórico os documentos oficiais para a Educação Infantil e o que os mesmos preveem para o currículo dessa etapa no Brasil e no Município de Juiz de Fora. Por meio do site de um Sistema Apostilado e de noticias sobre o tema, trazemos um panorama de como o uso de apostilas nessa etapa educacional se encontra na atualidade. Com o crescente uso desses materiais é relevante pesquisar sobre o que o seu uso pode acarretar no desenvolvimento das crianças que os utilizam. A presente pesquisa busca responder questões como: Quais as implicações do uso de apostilas na Educação Infantil? É saudável adotar essa prática para crianças tão pequenas? Para responder a essas questões analisamos brevemente orientações aos professores e atividades propostas em apostilas destinadas às crianças do 2º período de uma escola da rede privada. A análise se deu considerando os requisitos de uma didática dos campos de experiências: ludicidade, continuidade e significatividade (Fochi, 2016). Constatamos que as apostilas apresentam atividades padronizadas, descontextualizadas e, em alguns casos, equivocadas o ponto de vista conceitual e não apresentam propostas que estimulem a curiosidade, o espanto e a criatividade, além de não considerar a criança como sujeito histórico e de direito, centro do planejamento educacional.
Abstract: This is a Course Conclusion Paper, monograph, of a bibliographic nature, which seeks to reflect on the use of handout materials in Early Childhood Education and investigate how the use of these materials can impact the learning of such young children. To support this reflection and the brief analysis of handout material, the official documents for Early Childhood Education and what they predict for the curriculum of this stage in Brazil and in the Municipality of Juiz de Fora are used as the main theoretical reference. Through the website of a Booklet System and news on the topic, we provide an overview of how the use of booklets in this educational stage is currently present. With the increasing use of these materials, it is important to research what their use can have on the development of the children who use them. This research seeks to answer questions such as: What are the implications of using handouts in Early Childhood Education? Is it healthy to adopt this practice for such young children? To answer these questions, we briefly analyzed guidelines for teachers and activities proposed in booklets aimed at children in the 2nd period of a private school. The analysis took place considering the requirements of didactics of fields of experience: playfulness, continuity and significance (Fochi, 2016). We found that the handouts present standardized, decontextualized activities and, in some cases, mistaken the conceptual point of view and do not present proposals that stimulate curiosity, amazement and creativity, in addition to not considering the child as a historical and legal subject, the center of educational planning.
Palavras-chave: Educação infantil
currículo
Sistemas apostilados
Early childhood education
Curriculum
Booklet systems
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16467
Data do documento: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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