Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16481
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
shaianesilvadeoliveiraecosta.pdfPDF/A3.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marlon Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883023548613505pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Emanuel Jose Reis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0176365813596327pt_BR
dc.contributor.referee2Jardim, Wagner Tadeu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600845114392211pt_BR
dc.creatorCosta, Shaiane Silva de Oliveira e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488226538382068pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-16T14:31:10Z-
dc.date.available2024-01-16-
dc.date.available2024-01-16T14:31:10Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16481-
dc.description.abstractThis dissertation consists of the proposition and evaluation of an educational product aimed at assisting the development of students' skills related to the understanding of aspects of the Nature of Science. Our historical focus was established in the advent of steam engines in the 18th and 19th centuries. For this purpose, we explored the methodology of constructing and analyzing historical networks. This dissertation presents a methodological path that places the student as the protagonist of the research and network construction process, obtained through research groups, in which the teacher acts as a moderator of the process. The necessity to address aspects of scientific development is foreseen in the regulatory documents of Physics Education in secondary education in Brazil, which direct the teaching towards the understanding of science as a human endeavor, related to socio-historical and cultural development. In this dissertation, we gather arguments that reinforce the importance of exploring aspects of the Nature of Science in secondary education and highlight the historiography of science as a promising resource for this purpose. To form the necessary foundation and assist the teacher in applying this product, the dissertation addresses the concept of social networks, their elements, and potentialities, which, in this case, consist of establishing relations within a complex system involving a historical episode. Furthermore, the dissertation presents a historical text on the advent of steam engines, treating knowledge as a network in order to highlight the relations between relevant human and non-human actors in this historical context, thus exploring various aspects of the Nature of Science. Finally, this dissertation exposes the methodology used, the application of the product, and the obtained results.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação consiste na proposição e avaliação de um produto educacional que tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento das habilidades dos estudantes relacionadas à compreensão de aspectos da Natureza da Ciência. Nosso recorte histórico foi estabelecido no advento das máquinas a vapor nos séculos XVIII e XIX. Para tanto, exploramos a metodologia de construção e análise de redes históricas. A presente dissertação apresenta um percurso metodológico que coloca o estudante como protagonista do processo de pesquisa e construção das redes, obtido a partir de grupos de investigação, em que o(a) professor(a) atua como mediador(a) desse processo. A necessidade de trabalhar aspectos do desenvolvimento da ciência está prevista nos documentos regulamentadores do Ensino de Física, para o Ensino Médio no Brasil, que direcionam o ensino à compreensão das ciências como empreendimento humano, relacionadas ao desenvolvimento sócio-histórico e cultural. Nesta dissertação, reunimos argumentos que reforçam a importância de explorar aspectos da Natureza da Ciência na educação básica, e que pontuam a historiografia da ciência como um recurso promissor para esse fim. Para formar a base necessária e assim auxiliar o(a) professor(a) na aplicação deste produto, a dissertação aborda o conceito de redes sociais, seus elementos e potencialidades, que neste caso, consiste no estabelecimento de relações em sistema complexo que envolvem um episódio histórico. Ainda nessa direção, a dissertação apresenta um texto histórico sobre advento das máquinas a vapor, tratando o conhecimento como uma rede de maneira a evidenciar as relações entre atores humanos e não humanos relevantes a esse recorte histórico, explorando assim, diversos aspectos da Natureza da Ciência. Finalmente, esta dissertação expõe a metodologia utilizada, a aplicação do produto e os resultados obtidos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectRedes históricaspt_BR
dc.subjectNatureza da ciênciapt_BR
dc.subjectMáquinas a vaporpt_BR
dc.subjectGrupos Colaborativopt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectHistorical networkspt_BR
dc.subjectNature of sciencept_BR
dc.subjectSteam enginespt_BR
dc.subjectCollaborative groupspt_BR
dc.subjectHistory of sciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA construção análise de redes históricas para o ensino de física: máquinas a vaporpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons