Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16489
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunacarolinademelosouza.pdfPDF/A1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Os papéis de atividade em audiências no juizado especial criminal
Author: Souza, Bruna Carolina de Melo
First Advisor: Vieira, Amitza Torres
Referee Member: Weiss, Denise Barros
Referee Member: Pereira, Maria das Graças Dias
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar os papéis de atividade desempenhados pelos conciliadores em três audiências preliminares no Juizado Especial Criminal (JECrim) de uma cidade na região da Zona da Mata de Minas Gerais. O JECrim é o órgão da justiça brasileira responsável por processar infrações penais e crimes de menor potencial ofensivo, cujas penas não ultrapassem dois anos de prisão. Durante as audiências preliminares, os envolvidos têm a oportunidade de chegar a um acordo entre si ou com o Ministério Público. Esta dissertação pretende contribuir para a compreensão das práticas profissionais de conciliadores nesses encontros institucionais. Para efeito de análise, recorremos aos pressupostos da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982; 1999; GOFFMAN, [1964] 1998; [1979] 1998), da teoria dos papéis (SARANGI, 2010; 2011, 2014) e da fala-em-interação institucional (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, [1974] 2003; DREW; HERITAGE, 1992). A metodologia é de cunho qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2006), fundamentada em estudo de caso (YIN, 2015). As audiências selecionadas para análise, denominadas A briga, Calúnia e CNH, foram gravadas em áudio e se encontram transcritas de acordo com o modelo Jefferson de transcrição (LODER, 2008). A análise mostra que os conciliadores desempenham os papéis de argumentador, instrutor e controlador, todos orientados para o cumprimento do mandato institucional (MAYNARD, 1984). O papel de argumentador emerge em todas as audiências, mas a ordem da interação influencia na extensão e na tipologia das sustentações apresentadas nas sequências argumentativas. O papel de instrutor está associado à realização de tarefas pertinentes ao contexto institucional do Juizado, enquanto o papel de controlador está ligado ao gerenciamento da interação, ambos tornados relevantes devido ao domínio de conhecimentos demonstrado pelos participantes na fala-em-interação. Assim, todos os papéis de atividade emergem como respostas à ordem interacional nas audiências.
Abstract: The objective of this study is to investigate the activity roles performed by conciliators in three preliminary hearings at the Special Criminal Court (JECrim) of a city in the Zona da Mata, Minas Gerais. JECrim is the Brazilian justice institution responsible for prosecuting criminal offenses and crimes of lesser offensive potential, whose sentences do not exceed two years in prison. During the preliminary hearings, those involved persons have the opportunity to reach an agreement among themselves or with the Public Prosecutor's Office. This dissertation aims to contribute to the understanding of the professional practices of conciliators in these institutional meetings. For analytical purposes, we employed the principles of Interactional Sociolinguistics (GUMPERZ, 1982; 1999; GOFFMAN, [1964] 1998; [1979] 1998), role theory (SARANGI, 2010; 2011, 2014) and institutional talk-in-interaction (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, [1974] 2003; DREW; HERITAGE, 1992). The methodology is qualitative and interpretative (DENZIN; LINCOLN, 2006), based on a case study (YIN, 2015). The audiences selected for analysis, entitled A Briga, Calúnia and CNH, were audio recorded and transcribed according to the Jefferson transcription model (LODER, 2008). The analysis reveals that conciliators assume the roles of arguer, instructor, and controller, all oriented towards fulfilling the institutional mandate (MAYNARD, 1984). The role of arguer emerges in all audiences, but the order of interaction influences the extent and type of support presented in the argumentative sequences. The role of instructor is associated with tasks relevant to the institutional context of the Court, while the role of controller is linked to managing the interaction, both made relevant due to the mastery of knowledge demonstrated by the participants in the speech-in-interaction. Thus, all activity roles emerge as responses to the interactional order in audiences.
Keywords: Papel de atividade
Fala-em-interação institucional
Juizado Especial Criminal
Activity role
Institutional talk-in-interaction
Special Criminal Court
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16489
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons