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dc.contributor.advisor1Simões, Maria Cecília-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Jimmy Sudário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534543538363263pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Edson Fernando de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5950770681943330pt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Carolina Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3262094588886230pt_BR
dc.creatorLamas, Rita Suriani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3928047818880347pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T11:09:22Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T11:09:22Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16535-
dc.description.abstractThe present dissertation is an academic effort to gather information about indigenous experiences in Brazil. More specifically, this work provides notes and reflections on Yanomami indigenous narratives and cosmovisions based on the book "A queda do céu", written by the Yanomami indigenous shaman Davi Kopenawa in partnership with French anthropologist Bruce Albert. One of the main aims of this book is to echo the voice of the Yanomami indigenous people beyond the borders of their lands, reaching the non-indigenous population so that they stop the constant acts of physical, symbolic and material violence directed at indigenous peoples as a whole. Based on the data on narratives and territories collected in the book, perceiving it as a cosmopolitical manifesto, we sought information on how indigenous peoples perceive themselves and how they are perceived in Brazil. As such, this dissertation is the result of a research project mostly based on the bibliographical review method, with two theoretical pillars: the theoretical synthesis of Amerindian perspectivism, formulated by the anthropologists Eduardo Viveiros de Castro and Tânia Stolze Lima, as well as Davi Kopenawa's personal accounts/manifestos, contained in the book “A queda do céu”. From these bases, we bring in, to a lesser extent, other theoretical contributions, such as notions about the ontological turn, symmetrical anthropology and notions of cosmopolitics, which help towards understanding the idea that indigenous narratives and Western narratives are opposed and irreconcilable because they are, above all, different worlds. This perception is fundamental to understanding indigenous experiences and struggles in Brazil. That said, the main objective of this work is to understand how the distinctions between indigenous and Western narratives culminate in a radically different perception of the functionalities of the territory, leading to violent conflicts in several senses.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação se apresenta enquanto um esforço acadêmico para reunir informações acerca das vivências indígenas no Brasil. De forma mais específica, este trabalho traz apontamentos e reflexões sobre as narrativas e as cosmovisões indígenas Yanomami a partir do livro “A queda do céu”, escrito pelo xamã indígena Yanomami, Davi Kopenawa, em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert. O livro em questão tem como um dos principais objetivos ecoar a voz dos indígenas Yanomami para além das fronteiras de suas terras, alcançando a população não indígena, a fim de que estes cessem os constantes atos de violência física, simbólica e material, que são direcionados aos povos indígenas enquanto um todo. Partindo dos dados sobre narrativas e territórios coletados no livro, percebendo-o enquanto um manifesto cosmopolítico, buscamos informações sobre como os povos indígenas se percebem e são percebidos no Brasil. Sendo assim, esta dissertação é fruto de uma pesquisa majoritariamente construída a partir do método de revisão bibliográfica, possuindo dois pilares teóricos: a síntese teórica do perspectivismo ameríndio, formulada pelos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Tânia Stolze Lima, além dos relatos pessoais/manifestos de Davi Kopenawa, contidos no livro A queda do céu. A partir dessas bases, trazemos, em menor escala, outras contribuições teóricas, como noções acerca da virada ontológica, antropologia simétrica e noções de cosmopolítica, que auxiliam na compreensão da ideia de que as narrativas indígenas e as narrativas ocidentais são opostas e inconciliáveis por se tratarem, antes de tudo, de mundos diferentes. Tal percepção é fundamental para que possamos entender as vivências e as lutas indígenas no Brasil. Dito isso, o objetivo principal deste trabalho é compreender como as distinções entre as narrativas indígenas e ocidentais culminam em uma percepção radicalmente distinta acerca das funcionalidades do território, desembocando em conflitos violentos em diversos sentidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectA queda do céupt_BR
dc.subjectPerspectivismo Ameríndiopt_BR
dc.subjectMultinaturalismopt_BR
dc.subjectManifesto cosmopolíticopt_BR
dc.subjectTerritório indígenapt_BR
dc.subjectAmerindian perspectivismpt_BR
dc.subjectMultinaturalismpt_BR
dc.subjectCosmopolitical manifestopt_BR
dc.subjectIndigenous territorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleGuerras do Século XXI: a disputa por territórios e narrativas indígenas a partir do livro A queda do céupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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