https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16612
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alexeideassisalves.pdf | PDF/A | 3.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
alexeideassisalves-produtoeducacional.pdf | 585.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Noções de estatística para sexto ano do ensino fundamental: aprendizagem por meio de projeto |
Autor(es): | Alves, Alexei de Assis |
Orientador: | Rodrigues, Chang Kuo |
Miembros Examinadores: | Zocolotti, Alexandre Krüger |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Rosana de |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma proposta de investigação cujo objetivo é verificar as contribuições que a implementação de projeto proporciona na construção de conhecimentos estatísticos e o desenvolvimento da literacia estatística para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. A escolha do objeto de estudo partiu das inquietações que permeiam a prática do professor-pesquisador, levando-nos a refletir sobre a importância de intervenções pedagógicas que promovam a efetividade do ensino e da aprendizagem. Nessa perspectiva, levanta-se a questão desta pesquisa: Quais as potencialidades de estruturação e condução de um projeto, junto a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, com vistas à construção de conhecimentos estatísticos? Para o desenvolvimento da pesquisa de natureza qualitativa e alcançar os objetivos propostos e responder à questão de pesquisa, apoiaremos nos pressupostos metodológicos da Engenharia Didática. Os fundamentos teóricos que amparam a pesquisa terão uma abordagem nas concepções da Educação Estatística, bem como, as três competências preconizadas por esse campo de estudo, Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico. O trabalho com projetos é uma alternativa de ensino que visa proporcionar o envolvimento dos alunos na construção de novos saberes e, assim, realizamos estudos sobre as propostas apresentadas pela Pedagogia de Projetos. A pesquisa foi desenvolvida, durante as aulas de matemática, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, sendo que o pesquisador é o professor regente. A implementação do projeto como proposta para construção de conhecimentos estatísticos evidenciou que as práticas de ensinos que estimulam o engajamento do aluno promovem habilidades e competências aos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendidos no âmbito educacional |
Resumen : | This research presents a research proposal whose objective is to verify the contributions that the implementation of the project provides in the construction of statistical knowledge and the development of statistical literacy for students of the sixth year of Elementary School. The choice of the object of study was based on the concerns that permeate the practice of the teacherresearcher, leading us to reflect on the importance of pedagogical interventions that promote the effectiveness of teaching and learning. From this perspective, the question of this research arises: What are the potentialities of structuring and conducting a project, together with a sixthgrade class of Elementary School, with a view to the construction of statistical knowledge? For the development of qualitative research and to achieve the proposed objectives and answer the research question, we will rely on the methodological assumptions of Didactic Engineering. The theoretical foundations that support the research will have an approach in the conceptions of Statistical Education, as well as the three competencies advocated by this field of study, Literacy, Reasoning and Statistical Thinking. The work with projects is a teaching alternative that aims to provide the involvement of students in the construction of new knowledge and, thus, we carry out studies on the proposals presented by the Project Pedagogy. The research was developed during mathematics classes in a 6th grade class of Elementary School in a public school, and the researcher is the regent teacher. The implementation of the project as a proposal for the construction of statistical knowledge evidenced that teaching practices that stimulate student engagement promote skills and competencies to the subjects involved in the teaching and learning process in the educational environment |
Palabras clave : | Educação matemática Educação estatística Produto educacional Pedagogia de projetos Mathematics education Statistical education Statistical literacy Educational product Project pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16612 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons