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Clase: Tese
Título : Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
Autor(es): Morais, Ana Maria de Paula
Orientador: Vasconcelos, Silvinha
Co-orientador: Resende, Marcelo
Miembros Examinadores: Vieira, Marcel de Toledo
Miembros Examinadores: Pinto, Cristine Campos de Xavier
Miembros Examinadores: Sant' Anna, Marcelo
Miembros Examinadores: Menezes Filho, Naercio Aquino
Resumo: O ensino superior exerce um importante papel no crescimento e desenvolvimento econômico de um país, dada sua função de gerador de capital humano. As complexidades impostas aos estudos do mercado do bem ensino superior, que vão desde sua definição como bens públicos ou privados até aspectos mais específicos como a mensuração da qualidade do bem, limitam a quantidade de pesquisas sobre este mercado. O presente trabalho busca contribuir com três capítulos que avançam as discussões sobre o tema, que envolve um mercado com grande importância social, e que passou por uma expressiva expansão no Brasil e no mundo, tanto do lado da oferta como da demanda desde o início dos anos 2000, estimulada por mudanças no ambiente econômico em diversos países e, no caso do Brasil, também por estímulos diversos do governo. Sendo assim, este trabalho procura investigar a organização da indústria de ensino superior no Brasil, qual é a natureza competitiva do mercado de ensino superior privado no Brasil e como ela influencia e é influenciada por possíveis estratégias utilizadas pelas firmas neste setor. Para isso, são apresentados três capítulos baseados nas Teorias de Organização Industrial com aplicação no mercado de ensino superior do Brasil. Motivado pela expansão do setor durante as décadas de 2000 e 2010, o que poderia intensificar a competição, o primeiro ensaio traz uma estimação do poder de mercado das IES através de um estimador de fronteira estocástica, em que a abordagem de estimação da eficiência, tipicamente utilizada em modelos de fronteira estocástica, é utilizada para se obter uma medida do poder de mercado. O segundo capítulo pretende analisar o grau em que o status organizacional “sem fins lucrativos” de algumas IES muda a conduta competitiva das empresas do mercado educacional. Para isso, as diferenças entre os grupos de IES serão analisadas a partir do comportamento de entrada e saída das empresas, seguindo o modelo proposto por Miller e Wilson (2018). Isso é possível pois, na medida em que as empresas com e sem fins lucrativos diferem em sua estrutura de custo e funções objetivos, essas diferenças devem se refletir em suas decisões de saída, da mesma forma que ocorreria para qualquer outra decisão da empresa. Finalmente, diante da eclosão de uma série de fusões e aquisições de IES presenciadas no Brasil desde o início dos anos 2000, o terceiro ensaio pretende analisar os efeitos de tais fusões entre 2010 e 2019 no mercado de ensino superior, sobre a qualidade percebida das IES. Para isso será aplicado o método de análise ex-post de diferenças em diferenças com múltiplos períodos, em que serão analisadas mudanças na qualidade dos cursos ofertados antes e depois das fusões, mas considerando trajetórias que teriam ocorrido caso a operação não tivesse sido efetivada. Essas trajetórias são dadas pela escolha de um grupo de controle.
Resumen : Higher education plays an important role in the economic growth and development of a country, given its function as a generator of human capital. The complexities imposed on studies of the higher education good market, ranging from its definition as public or private goods to more specific aspects such as measuring the quality of the good, limit the amount of research on this market. This work seeks to contribute with three chapters that advance the discussion on the topic, which involves a market with great social importance, and which has undergone significant expansion in Brazil and the world, both on the supply and demand sides since the beginning of the 2000s, stimulated by changes in the economic environment in several countries and, in the case of Brazil, also by various government stimuli. Therefore, this work seeks to investigate the organization of the higher education industry in Brazil, what is the competitive nature of the private higher education market in Brazil and how it influences and is influenced by possible strategies used by companies in this sector. To this end, three chapters are presented based on Industrial Organization Theories with application in the higher education market in Brazil. Motivated by the expansion of the sector during the 2000s and 2010s, which could intensify competition, the first essay provides an assessment of the market power of HEIs through a stochastic frontier estimator, in which the efficiency study approach, typically used in stochastic frontier models, it is used to obtain a measure of market power. The second chapter aims to analyze the degree to which the “non-profit” organizational status of some HEIs changes the competitive conduct of companies in the educational market. To this end, the differences between the HEI groups will be proven based on the entry and exit behavior of companies, following the model proposed by Miller and Wilson (2018). This is therefore possible, as for-profit and non-profit companies undermine their cost structure and objective functions, these differences must be reflected in their exit decisions, in the same way as they would be for any other company decision. Finally, given the conclusion of a series of mergers and acquisitions of HEIs witnessed in Brazil since the beginning of the 2000s, the third essay aims to analyze the effects of such mergers between 2010 and 2019 on the higher education market, on the perceived quality of HEIs. . To this end, the method of ex-post analysis of differences in differences over several periods will be applied, in which changes in the quality of courses offered before and after the mergers will be highlighted, but considering trajectories that occurred if the operation had not been carried out. These trajectories are given by choosing a control group.
Palabras clave : Mercado de ensino superior
Poder de mercado
Decisão de saída
Fusões de Instituições de ensino superior
Higher education market
Market power
Exit decision
Mergers of higher education institutions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16649
Fecha de publicación : 27-nov-2024
Aparece en las colecciones: Doutorado em Economia (Teses)



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