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dc.contributor.advisor1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770309851004817pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cláudio de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Edson Fernando de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5950770681943330pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Antonio Carlos Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537138427085678pt_BR
dc.contributor.referee4Higuet, Etienne Alfred-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5600938581821983pt_BR
dc.creatorAbijaudi, André Yuri Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7982109585370912pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T14:12:12Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-03-01T14:12:12Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16650-
dc.description.abstractIn general, this thesis aims to analyze the relationship between religion and politics in the thinking of Paul Tillich, one of the most renowned theologians of the twentieth century. Tillich’s work is characterized by being built on borders, such as theology and philosophy, developing his own method that seeks to correlate two distinct realities. More specifically, this research was built around the understanding of religious socialism, a movement of which Tillich was part during the 1920s in Germany, and to which he systematically contributed in its conceptual elaboration. However, the thesis is based on the hypothesis, defended in the first chapter, that the socialism constructed by Tillich is not just a mere pile of concepts and theories, but is the result of the experiences, traumas, and situations he experienced – especially his service as a chaplain in the German army in the First War. At this first moment, the analysis of the kairos concept as a principle for interpreting history was fundamental for analyzing the German context and Tillich’s own life. Secondly, we seek to analyze the book The Socialist Decision, published in 1933, which was the formal reason for Tillich’s dismissal from the professorial chair he occupied at the University of Frankfurt. The book was banned from circulation by the Nazi government and was burned in public, resulting in Tillich’s exile to USA. We seek to discuss the central concepts of Tillich’s socialist formulation, his relationship with Jewish prophetism, and the rescue of the young Marx, to whom he attributes greater significance than Marxism itself. Thirdly, we seek to analyze precisely the relationship between religion and Nazism, observing the elaboration of Tillich’s concept of religion as ultimate concern and seeking to demonstrate how, from a normative point of view, religion should be understood as the apprehension of the human being by the unconditional. Therefore, the thesis defends the idea that religious nationalism, in general, but taking Nazism as an example, is a distortion of the sacred, fitting the definition of idolatry as the usurpation of the infinite by that which is finite. Nazism, like all idolatrous religious nationalism, brings with it the perversion of the sacred and, therefore, always results in chaos and destruction as demonic consequences. From this, we seek to point out new ways to overcome totalitarian projects – whether political or religious – also seeking to highlight the challenges that arise on the current horizon of any truly socialist decision.pt_BR
dc.description.resumoDe forma geral, esta tese se objetiva a analisar a relação entre religião e política no pensamento de Paul Tillich, um dos mais renomados teólogos do século vinte. A obra de Tillich é caracterizada por construir-se nas fronteiras, como a teologia e a filosofia, elaborando um método próprio que busca correlacionar duas realidades distintas. De forma mais específica, a pesquisa se construiu em torno da compreensão do socialismo religioso, movimento do qual Tillich fez parte durante a década de 1920 na Alemanha, e para o qual contribuiu sistematicamente em sua elaboração conceitual. Contudo, a tese parte da hipótese, defendida no primeiro capítulo, que o socialismo construído por Tillich não é construído apenas por um amontoado de conceitos e teorias – embora tais conceitos sejam resultado de trabalho árduo e reflexão e leitura –, mas é também fruto das experiências, traumas e situações que vivenciou – em especial seu serviço como capelão do exército alemão na Primeira Guerra. Neste primeiro momento, a análise do conceito kairos como princípio de interpretação da história foi fundamental para análise do contexto alemão e da própria vida de Tillich. Em segundo lugar, buscamos analisar a obra A Decisão Socialista, publicada em 1933, e que foi o motivo formal da demissão de Tillich da cadeira professoral que ocupava na Universidade de Frankfurt. O livro teve sua circulação proibida pelo governo nazista e foi queimado em praça pública, resultando no exílio de Tillich para os EUA. Buscamos discutir os conceitos centrais da formulação socialista de Tillich, sua relação com o profetismo judaico, e o resgate do jovem Marx, a quem ele atribui significado maior do que o próprio marxismo. Em terceiro momento, procuramos analisar a relação entre religião e nazismo, observando a elaboração do conceito de religião de Tillich como preocupação última e procurando demonstrar como, do ponto de vista normativo, a religião deve ser compreendida como a apreensão do ser humano pelo incondicional. Por isso, a tese defende a ideia de que o nacionalismo religioso, de forma geral, mas tomando como exemplo o nazismo, é uma deturpação do sagrado, enquadrando-se na definição de idolatria como a usurpação do infinito por parte daquilo que é finito. O nazismo, como todo nacionalismo religioso idolátrico, traz consigo a perversão do sagrado e, por isso, resulta sempre em caos e destruição como consequências demoníacas. A partir disso, procuramos apontar novos caminhos para a superação dos projetos totalitários – quer políticos ou religiosos – procurando, também, evidenciar os desafios que se colocam no horizonte atual de toda decisão verdadeiramente socialista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaul Tillichpt_BR
dc.subjectSocialismo religiosopt_BR
dc.subjectNazismopt_BR
dc.subjectTotalitarismopt_BR
dc.subjectKairospt_BR
dc.subjectReligião e políticapt_BR
dc.subjectReligious socialismpt_BR
dc.subjectNazismpt_BR
dc.subjectTotalitarianismpt_BR
dc.subjectKairospt_BR
dc.subjectReligion and politicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleReligião e nazismo: o socialismo religioso como denúncia e oposição ao totalitarismo em Paul Tillichpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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