Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16676
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leticiagenevainandrade.pdf2.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
leticiagenevainandrade-prudutoeducacional.pdf334.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de curvas cônicas sistematizado em livros didáticos de matemática para o curso secundário nas décadas de 1930 e 1940
Autor(es): Andrade, Letícia Genevain
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Membro da banca: Escher, Marco Antônio
Membro da banca: Silva, Maria Célia Leme da
Resumo: Essa dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora e inserida em um projeto maior que tem como objetivo construir representações sobre o processo de escolarização da Geometria Analítica nos ensinos secundário e superior no Brasil. Mais especificamente, essa pesquisa investiga, no âmbito da Geometria Analítica, as curvas cônicas numa perspectiva da história do ensino desse conteúdo. O aporte teórico-metodológico do estudo se fundamenta na História Cultural discutida por Chartier (2002, 2007), mobilizando a noção de representação para a construção da análise histórica. Para a elaboração dessas análises e em busca de problematizar a importância do estudo das cônicas no ensino médio na atualidade, toma-se como fonte principal livros didáticos de matemática das décadas de 1930 e 1940. Como resultados obtidos por meio da análise dos livros didáticos, nota-se que a abordagem das cônicas não enfatiza as propriedades refletoras e que os exercícios sobre esse tema eram diretos, ou seja, sem contextualização e com foco apenas em cálculos, além de serem escassos. Outrossim, durante o processo de investigação, percebeu-se que, na década de 1930, existem poucos exemplares de livros didáticos dedicados ao ensino da recém-criada disciplina Matemática. Por meio dessa análise histórica, buscamos compreender o ensino das cônicas na contemporaneidade dos currículos de ensino médio brasileiros, trazendo uma contribuição para esse tema através do vídeo “Porque as antenas parabólicas são parabólicas?” que foi desenvolvido como artefato do produto educacional.
Abstract: This master’s thesis is the result of a research developed in the Postgraduate Program in Mathematics Education at Universidade Federal de Juiz de Fora and inserted in a larger Project that aims to build representations about the schooling process of Analytical Geometry in secondary and higher education in Brazil. More specifically, this research investigates, within the scope of Analytical Geometry, conic curves from a perspective of the history of teaching this content. The theoreticalmethodological contribution of the study is based on Cultural History, mobilizing the notion of representation for the construction of historical analysis. To prepare these analyzes and in order to problematize the importance of studying conics in high school today, mathematics textbooks from the 1930s and 1940s are taken as the main source. As results obtained through the analysis of textbooks, it is noted tha the conics approach does not emphasize reflective Properties and that exercises on this topic were direct and scarce. Furthermore, during the research process, it was noticed that, in the 1930s, there were few copies of textbooks dedicated to teaching Mathematics. Through the teaching of conics in contemporary Brazilian high school curricula, making a contribution to this topic through the vídeo “Why are satellite dishes parabolic?” which was developed for the activities of the educational product.
Palavras-chave: História da educação matemática
Geometria analítica
Ensino médio
History of mathematical education
Analytical geometry
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16676
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons