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dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7741687012644966pt_BR
dc.contributor.referee1Escher, Marco Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035076667302820pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Célia Leme da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495445682540608pt_BR
dc.creatorAndrade, Letícia Genevain-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044530149088056pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T18:52:55Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T18:52:55Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16676-
dc.description.abstractThis master’s thesis is the result of a research developed in the Postgraduate Program in Mathematics Education at Universidade Federal de Juiz de Fora and inserted in a larger Project that aims to build representations about the schooling process of Analytical Geometry in secondary and higher education in Brazil. More specifically, this research investigates, within the scope of Analytical Geometry, conic curves from a perspective of the history of teaching this content. The theoreticalmethodological contribution of the study is based on Cultural History, mobilizing the notion of representation for the construction of historical analysis. To prepare these analyzes and in order to problematize the importance of studying conics in high school today, mathematics textbooks from the 1930s and 1940s are taken as the main source. As results obtained through the analysis of textbooks, it is noted tha the conics approach does not emphasize reflective Properties and that exercises on this topic were direct and scarce. Furthermore, during the research process, it was noticed that, in the 1930s, there were few copies of textbooks dedicated to teaching Mathematics. Through the teaching of conics in contemporary Brazilian high school curricula, making a contribution to this topic through the vídeo “Why are satellite dishes parabolic?” which was developed for the activities of the educational product.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora e inserida em um projeto maior que tem como objetivo construir representações sobre o processo de escolarização da Geometria Analítica nos ensinos secundário e superior no Brasil. Mais especificamente, essa pesquisa investiga, no âmbito da Geometria Analítica, as curvas cônicas numa perspectiva da história do ensino desse conteúdo. O aporte teórico-metodológico do estudo se fundamenta na História Cultural discutida por Chartier (2002, 2007), mobilizando a noção de representação para a construção da análise histórica. Para a elaboração dessas análises e em busca de problematizar a importância do estudo das cônicas no ensino médio na atualidade, toma-se como fonte principal livros didáticos de matemática das décadas de 1930 e 1940. Como resultados obtidos por meio da análise dos livros didáticos, nota-se que a abordagem das cônicas não enfatiza as propriedades refletoras e que os exercícios sobre esse tema eram diretos, ou seja, sem contextualização e com foco apenas em cálculos, além de serem escassos. Outrossim, durante o processo de investigação, percebeu-se que, na década de 1930, existem poucos exemplares de livros didáticos dedicados ao ensino da recém-criada disciplina Matemática. Por meio dessa análise histórica, buscamos compreender o ensino das cônicas na contemporaneidade dos currículos de ensino médio brasileiros, trazendo uma contribuição para esse tema através do vídeo “Porque as antenas parabólicas são parabólicas?” que foi desenvolvido como artefato do produto educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHistory of mathematical educationpt_BR
dc.subjectAnalytical geometrypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO ensino de curvas cônicas sistematizado em livros didáticos de matemática para o curso secundário nas décadas de 1930 e 1940pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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