https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16679
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
igorchagasmonteiro.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | A arbitragem em futebol como projeto de trabalho de mulheres |
Autor(es): | Monteiro, Igor Chagas |
Primeiro Orientador: | Mourão, Ludmila Nunes |
Membro da banca: | Oliveira, Ayra Lovisi |
Membro da banca: | Macedo, Christiane Garcia |
Membro da banca: | Souza, Gabriela Conceição de |
Membro da banca: | Ferreira, Maria Elisa Caputo |
Resumo: | Esta tese versa sobre projetos profissionais de mulheres na arbitragem do futebol brasileiro e aborda a formação e a atuação de mulheres árbitras e os atravessamentos de gênero na construção de suas carreiras. O objetivo da pesquisa é compreender os caminhos percorridos pelas árbitras na construção de seus projetos profissionais, considerando as barreiras e as oportunidades que emergem nesse processo. As pesquisas nas ciências sociais permitem aproximações entre as ações dos sujeitos e seu contexto de vida, auxiliando na compreensão dos seus significados; assim, a abordagem qualitativa respaldou os olhares e os processos desta investigação. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado na coleta de dados, com as onze árbitras da Confederação Brasileira de Futebol em plena atividade. As entrevistas foram realizadas por telefone, gravadas em áudio, posteriormente transcritas e revisadas pelas árbitras. Os discursos foram analisados à luz da análise de conteúdo temática. Observamos nesta pesquisa que as experiências das árbitras com as práticas esportivas e corporais na infância e juventude constituíram suas identidades e se articulam com a escolha pela carreira de árbitras de futebol. O engajamento esportivo aparece na participação ativa nas aulas de educação física, na representação no desporto escolar em diferentes modalidades e na busca por projetos socioesportivos fora da escola. Os principais entraves no início da carreira passam pela parte física; pela conciliação das demandas da vida social e familiar; e pelas violências sofridas. Seus projetos de trabalho caracterizaram-se pela resiliência, satisfação, realização pessoal e profissional, e são fomentados pelo sonho de atuar no futebol. A superação de injustiças financeiras leva as árbitras a complementar sua renda com outras fontes para manterem sua autonomia e continuarem arbitrando. Os grupos de pertencimento virtuais funcionam como redes de apoio e empoderamento das árbitras. As entrevistadas acreditam que sua chegada à arbitragem contribuiu para diminuir as desigualdades de gênero, ao acionarem estratégias de resistência como a ocupação do campo, a capacitação e a dedicação nos treinamentos e partidas. Assim, concluiu-se que os projetos se constroem e se efetivam na tensão entre os esforços empreendidos pelas árbitras, o reconhecimento profissional recebido e a autorrealização, elementos característicos de carreiras sem fronteiras. Esses achados nos instigam a ampliar as percepções através de pesquisas sobre carreiras de árbitras de futebol nos níveis regional e estadual, bem como a propor ações educativas sobre questões de gênero no esporte que reverberem no campo da formação e atuação de mulheres árbitras. |
Abstract: | This thesis is about women’s professional projects in Brazilian football refereeing; it examines the education and performance of women referees, and the intersections of gender in their careers building. The research aims to understand the paths taken by women referees in building their professional careers, considering the opportunities and barriers that arise in this process. The research in social sciences allows approaches between the actions of people and life context, helping to understand their meanings, thus the qualitative approach supported the look and processes of this investigation. The semi-structured interview was the instrument used in data collection with eleven female referees from the Brazilian Football Confederation (CBF) in full activity. The interviews were conducted over the phone, recorded in audio, and later transcribed and reviewed by the referees. The speeches were analyzed using the thematic content analysis technique. We observed in this research that the women referees' experiences with sports and physical practices in childhood and youth constituted their identities and are linked to their choice of a career as a football referee. The sports engagement appears in active participation in physical education classes, representation in school sports in different modalities, and the search for sports projects after school. The main obstacles at the beginning of their careers are the physical issues; reconciling the demands of social and family life; and the violence suffered. The job projects were characterized by resilience, satisfaction, and personal and professional fulfillment, fueled by the dream to work in football. Overcoming financial injustices leads female referees to supplement their budget with other sources to maintain their autonomy and continue to work in refereeing. The virtual women referee groups work as a support and empowerment for referees. The interviewees believe that their arrival in refereeing contributed to reducing gender inequalities in the field, by activating resistance strategies such as occupying the field, training, and dedication in practices and matches. So, it was concluded that the projects are built and implemented in the tension between the efforts undertaken by the female referees, the professional recognition they received, and selfrealization, characteristic elements of boundaryless careers. These findings encourage us to expand perceptions through research on female football referee careers at regional and state levels and propose educational actions on gender issues in sports that reverberate in the field of education and the performance of women referees. |
Palavras-chave: | Árbitra de futebol Gênero Projeto Futebol Arbitragem Woman soccer referee Gender Project Football Refereeing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação Física |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16679 |
Data do documento: | 20-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação Física (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons