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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias educativas nas escolhas alimentares e adesão nutricional de pacientes com diabetes mellitus usuários da Atenção Primária à Saúde: revisão de escopo
Autor(es): Lima, Júlia Vieira de Assis
Primeiro Orientador: Alvim, André Luiz Silva
Membro da banca: Araújo, Bianca Bacelar Assis
Membro da banca: Fonseca, Adélia Dayane Guimarães
Membro da banca: Almeida, Meire Cavalieri de
Membro da banca: Carbogim, Fábio da Costa
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear as evidências na literatura científica sobre as estratégias educativas realizadas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde que influenciam as escolhas alimentares e a adesão ao tratamento nutricional de indivíduos com diabetes mellitus. Trata-se de uma revisão de escopo, na qual foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados MedLine via PubMed, INAHL, FSTA/EBSCO, CINAHL, Scopus, Science Direct, Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane Library e literatura cinzenta, em novembro de 2023. O processo foi guiado pela metodologia proposta por JBI e pelas diretrizes do PRISMA-ScR, sendo efetuado por dois revisores de forma independente, com auxílio do gerenciador de referências Rayyan®. Foram identificados 952 títulos e, após exclusão de 93 artigos duplicados e de 680 que não atendiam aos critérios de inclusão pré-determinados, permaneceram como elegíveis 63 estudos para leitura na íntegra. Em seguida, 49 artigos foram excluídos por não cumprirem os critérios de elegibilidade, restando treze estudos publicados entre 2002 e 2023 para inclusão nesta revisão. As informações foram agrupadas com desfecho qualitativo. Concluiu-se que as estratégias educativas para auxiliar nas escolhas alimentares e adesão ao tratamento nutricional contribuirão para o conhecimento, autogerenciamento e habilidades necessárias para o controle do diabetes. Dentre as estratégias, destacaram-se resultados significativos a partir da realização de intervenções, que podem ser em grupo, fazendo-se uso de materiais educativos, trabalhadas durante sessões, podendo estar associado ao aconselhamento individual e/ou acompanhamento do grupo por períodos determinados.
Abstract: This study aimed to map the evidence in the scientific literature regarding the educational strategies carried out by Primary Health Care professionals that influence dietary choices and adherence to nutritional treatment among individuals with diabetes mellitus. It is a scoping review, in which an electronic search was conducted in the MedLine databases via PubMed, INAHL, FSTA/EBSCO, CINAHL, Scopus, Science Direct, Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane Library, and grey literature in November 2023. The process was guided by the methodology proposed by JBI and the PRISMA-ScR guidelines, conducted by two reviewers independently, with the assistance of the Rayyan® reference manager. 952 titles were identified, and after excluding 93 duplicate articles and 680 that did not meet the predetermined inclusion criteria, 63 studies remained eligible for full-text reading. Subsequently, 49 articles were excluded for not meeting the eligibility criteria, leaving thirteen studies published between 2002 and 2023 for inclusion in this review. The information was grouped with a qualitative outcome. It was concluded that educational strategies to assist in dietary choices and adherence to nutritional treatment will contribute to the knowledge, self-management, and skills necessary for diabetes control. Among the strategies, significant results were highlighted from interventions coordinated by nutritionists, which can be conducted in groups, using educational materials, worked on during sessions, and may be associated with individual counseling and/or group follow-up for determined periods.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Consumo alimentar
Controle glicêmico
Diabetes mellitus
Educação alimentar e nutricional
Primary health care
Food consumption
Glycemic control
Diabetes mellitus
Food and nutrition education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16709
Data do documento: 25-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



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