https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16781
File | Description | Size | Format | |
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Type: | Dissertação |
Title: | Impacto de diferentes estratégias de ensino da empatia em estudantes de medicina: um ensaio randomizado controlado em educação |
Author: | Sarkis, Diego Junqueira |
First Advisor: | Lucchetti, Alessandra Lamas Granero |
Co-Advisor: | Lucchetti, Giancarlo |
Referee Member: | Grünewald, Sabrine Teixeira Ferraz |
Referee Member: | Tavares, Rubens Lene Carvalho |
Resumo: | Introdução: A empatia médica está no centro da arte de cuidar, e a relação empática entre médicos e pacientes traz benefícios para ambos. Apesar da relevância, os níveis de empatia em alunos de medicina diminui ao longo do curso. Sendo assim, o ensino da empatia é essencial e a busca pelas melhores estratégias de ensino é um desafio. Neste contexto, as metodologias ativas de aprendizagem (MAA) são preconizadas para o ensino das atitudes empáticas. Objetivos: avaliar a efetividade de duas estratégias educacionais para o ensino da empatia em estudantes de medicina nas habilidades de conduzir uma consulta de forma empática e na autopercepção de empatia pelo paciente, aluno e observador. Métodos: Estudo de intervenção educacional randomizado controlado, sobre o impacto de estratégias educacionais mais ativas (Grupo Role-play e Reflexão - RRG) e menos ativas (Grupo Apresentação Expositiva - LPG) para o desenvolvimento da empatia nos estudantes do internato do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, no período de março de 2020 a dezembro de 2023. Os alunos foram avaliados em ambiente simulado através de pré e pós-testes com diversos instrumentos (Escala Jefferson de Empatia Médica – versão para estudantes; Escala de Empatia, Abertura à Espiritualidade e Bem-estar na Medicina; Escala de empatia Consultation and Relational Empathy, Checklist de Empatia; e Teste Cognitivo). Resultados: Um total de 169 estudantes foram incluídos (84 no RRG e 85 no LPG). No pré-teste os grupos foram homogêneos e no pós-teste os dois grupos tiveram melhoras estatisticamente significantes quanto ao nível de empatia e ao ganho de conhecimento teórico, sendo que o RRG apresentou melhora mais expressiva com relação as habilidades empáticas e sem prejuízo cognitivo. Quanto a percepção das atitudes empáticas, o paciente simulado foi quem avaliou o estudante com o menor nível de empatia, porém sem significância estatística. Conclusões: A empatia médica é uma competência que pode ser ensinada e a melhor forma de atingir este objetivo é utilizando as MAA. As estratégias utilizadas neste estudo podem ser um guia para outras escolas médicas. Mais estudos para avaliar a percepção empática dos pacientes são necessários. |
Abstract: | Background: Previous randomized controlled studies have shown promising results in teaching empathy in medicine. However, studies comparing different educational strategies and evaluating them from patients’ perspectives are scarce. Objectives: To explore the effectiveness of two educational strategies for teaching empathy to medical students, focusing on their skills in conducting consultations empathically and on the theoretical knowledge and self-perception of empathy by patients, professors, and observers. Methods: This randomized controlled study included medical school clerkship students from Brazil. Students were divided into two groups to receive educational interventions: an active strategy group - Role Play and Reflection Group (RRG), and a more traditional strategy group - Student Lecture Presentation Group (LPG). They were assessed pre- and post-intervention using the Jefferson Empathy Scale (JSPE), ESWIM Empathy Scale, CARE, empathic skills through simulated patient encounters, and a theoretical knowledge test. Results: A total of 169 students were included: 84 in the RRG and 85 in the LPG. Upon assessing skill acquisition (Post – Pre gains), there was a significant increase in both groups for all outcomes, except for ESWIM and JSPE in the LPG group and ESWIM in the RRG group. When comparing the outcomes between the groups, the RRG had higher scores (d=0.81) and greater gains (d=0.82) in empathic skills than the LPG. However, there were no significant differences in knowledge or other scales. Conclusion: Our findings underscore that medical empathy can be taught, and that active learning methodologies can lead to better outcomes, especially in terms of the ability to provide empathic care. |
Keywords: | Educação médica Estudante de medicina Empatia Metodologia ativa Role playing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Medicina |
Program: | Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16781 |
Issue Date: | 15-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Saúde (Dissertações) |
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