https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16873| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| therencesantiagoalvesfeitosa.pdf | 193.09 kB | Adobe PDF |  View/Open | 
| Type: | Artigo de Evento | 
| Title: | A transparência que oculta e/ou dissolve: notas sobre alguns pensamentos de Byung-Chul Han | 
| Other Titles: | The transparency that hides and/or dissolves: notes on some thoughts by Byung-Chul Han | 
| Author: | Feitosa, Therence Santiago Alves | 
| Organizer: | Braida, Frederico Nojima, Vera Lúcia Coutinho, Taís de Souza Alves Campos, Fernanda de Façanha e Ferreira, Isabela de Mattos | 
| Resumo: | O Universo telemático hoje se caracteriza pela sua assustadora velocidade de alcance e adesão. O “mundo” digital seduz no ritmo dos algoritmos, (BAUMAN, 2003). Ocorre uma imersão na tela de formas abruptas e cotidianas. Nesse passo, é perceptível certos deslocamentos cognitivos no que fere os modos de estar no mundo, bem como, nas formas/maneiras de experimentar as coisas da vida e a vida das coisas (aqui, pensando o que é digital e o que não é digital). Nesse sentido Han (2017), aponta que um dos traços latentes das sociedades atuais é a transparência, e como resultado dessa exposição, a necessidade do que o autor denomina como excesso de positividade. Partindo dessas reflexões, surgem as seguintes questões: essas relações intensas, excessivas, e viciosas possuem interferência no que tange quadros atrelados a ansiedade e uma pressa descomunal de viver tudo em simultâneo, e/ou de não viver nada potencialmente? O olhar do outro passou a ser o crivo que determina as alegrias ou decepções? Vive-se para o like, para os views? Para entender tais inquietações, o presente estudo se utiliza de uma abordagem qualitativa enquanto natureza, partindo de uma revisão bibliográfica, a partir da Filosofia, Semiótica e áreas afins, que tratam diretamente e indiretamente sobre o tema. Intui-se perceber/identificar a partir da performance dos dados, como as mídias digitais no que fere os imaginários/experiências (KAMPER, 2015), se tornaram espécies de próteses subjetivas em se tratando da relação sujeito/objeto/cultura/paisagem (LÒTMAN, 1981). | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Transparência Mídias digitais Semiótica | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16873 | 
| Issue Date: | 23-Oct-2023 | 
| Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto | 
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