https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/168
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ricardoguimaraesdealmeida.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Razão e proporção para além da sala de aula |
Autor(es): | Almeida, Ricardo Guimarães de |
Orientador: | Faria, Luiz Fernando de Oliveira |
Miembros Examinadores: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Miembros Examinadores: | Araújo, Anderson Luis Albuquerque de |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo descrever os conceitos de razão e proporção através de situações que estão presentes no cotidiano popular, buscando estabelecer relações da vida prática do leitor com a matemática ensinada nas escolas por análise e resolução de problemas. Os modelos ora apresentados podem ser utilizados por professores e aplicados em salas de aula do ensino fundamental, sendo úteis àqueles que desejam compreender esses conceitos para aplicá-los em situações matemáticas que possam ser resolvidas através do uso dessas importantes ferramentas. Foi desenvolvido um estudo detalhado, aplicado e diversificado das razões, com a finalidade de garantir ao leitor fundamentos sólidos para a compreensão e resolução dos problemas de proporções, conhecidos por Regra de Três e Porcentagem, através de métodos que utilizam análises lógicas de fácil compreensão, inclusive para os não simpatizantes da matemática. |
Resumen : | This study has as its objective to describe the concepts of ration and proportion through everyday situations, seeking to establish matches in the reader’s practical life with mathematics taught in schools by analysis and problem solving. The presented models can be used by teachers and applied in classes of elementary school, and also may be useful to those who wish to comprehend the concepts in order to apply them in mathematical situations which can be solved by the use of these important means. We aimed to develop a detailed study, applied and diversified, of the ratios with the objective of guaranteeing to the reader solid fundaments for its comprehension and to solve proportion problems, known as The Rule of Three and Percentage, through methods which use logical analysis of easy comprehension, even for those who are not familiar with mathematics. |
Palabras clave : | Razão e Proporção Matemática Aplicada Regra de Três Ratio and Proportion Applied Math Rule of Three |
CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/168 |
Fecha de publicación : | 15-ago-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.