https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/168
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ricardoguimaraesdealmeida.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Razão e proporção para além da sala de aula |
Autor(es): | Almeida, Ricardo Guimarães de |
Primeiro Orientador: | Faria, Luiz Fernando de Oliveira |
Membro da banca: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Membro da banca: | Araújo, Anderson Luis Albuquerque de |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo descrever os conceitos de razão e proporção através de situações que estão presentes no cotidiano popular, buscando estabelecer relações da vida prática do leitor com a matemática ensinada nas escolas por análise e resolução de problemas. Os modelos ora apresentados podem ser utilizados por professores e aplicados em salas de aula do ensino fundamental, sendo úteis àqueles que desejam compreender esses conceitos para aplicá-los em situações matemáticas que possam ser resolvidas através do uso dessas importantes ferramentas. Foi desenvolvido um estudo detalhado, aplicado e diversificado das razões, com a finalidade de garantir ao leitor fundamentos sólidos para a compreensão e resolução dos problemas de proporções, conhecidos por Regra de Três e Porcentagem, através de métodos que utilizam análises lógicas de fácil compreensão, inclusive para os não simpatizantes da matemática. |
Abstract: | This study has as its objective to describe the concepts of ration and proportion through everyday situations, seeking to establish matches in the reader’s practical life with mathematics taught in schools by analysis and problem solving. The presented models can be used by teachers and applied in classes of elementary school, and also may be useful to those who wish to comprehend the concepts in order to apply them in mathematical situations which can be solved by the use of these important means. We aimed to develop a detailed study, applied and diversified, of the ratios with the objective of guaranteeing to the reader solid fundaments for its comprehension and to solve proportion problems, known as The Rule of Three and Percentage, through methods which use logical analysis of easy comprehension, even for those who are not familiar with mathematics. |
Palavras-chave: | Razão e Proporção Matemática Aplicada Regra de Três Ratio and Proportion Applied Math Rule of Three |
CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/168 |
Data do documento: | 15-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.