Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/168
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardoguimaraesdealmeida.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Faria, Luiz Fernando de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735580H9pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Anderson Luis Albuquerque de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745148J8pt_BR
dc.creatorAlmeida, Ricardo Guimarães de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8138024H4pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-10T14:04:32Z-
dc.date.available2015-12-10-
dc.date.available2015-12-10T14:04:32Z-
dc.date.issued2015-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/168-
dc.description.abstractThis study has as its objective to describe the concepts of ration and proportion through everyday situations, seeking to establish matches in the reader’s practical life with mathematics taught in schools by analysis and problem solving. The presented models can be used by teachers and applied in classes of elementary school, and also may be useful to those who wish to comprehend the concepts in order to apply them in mathematical situations which can be solved by the use of these important means. We aimed to develop a detailed study, applied and diversified, of the ratios with the objective of guaranteeing to the reader solid fundaments for its comprehension and to solve proportion problems, known as The Rule of Three and Percentage, through methods which use logical analysis of easy comprehension, even for those who are not familiar with mathematics.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo descrever os conceitos de razão e proporção através de situações que estão presentes no cotidiano popular, buscando estabelecer relações da vida prática do leitor com a matemática ensinada nas escolas por análise e resolução de problemas. Os modelos ora apresentados podem ser utilizados por professores e aplicados em salas de aula do ensino fundamental, sendo úteis àqueles que desejam compreender esses conceitos para aplicá-los em situações matemáticas que possam ser resolvidas através do uso dessas importantes ferramentas. Foi desenvolvido um estudo detalhado, aplicado e diversificado das razões, com a finalidade de garantir ao leitor fundamentos sólidos para a compreensão e resolução dos problemas de proporções, conhecidos por Regra de Três e Porcentagem, através de métodos que utilizam análises lógicas de fácil compreensão, inclusive para os não simpatizantes da matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRazão e Proporçãopt_BR
dc.subjectMatemática Aplicadapt_BR
dc.subjectRegra de Trêspt_BR
dc.subjectRatio and Proportionpt_BR
dc.subjectApplied Mathpt_BR
dc.subjectRule of Threept_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleRazão e proporção para além da sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.