https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16905| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| viniciuscabralribeiro.pdf | 289.48 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Clase: | Artigo de Evento | 
| Título : | Texturas do olhar digital: um estudo semiótico sobre a padronização fotográfica em séries de streaming | 
| Otros títulos : | Textures in digital visual reception: a semiotic study of photographic sameness in series from a streaming service | 
| Autor(es): | Ribeiro, Vinicius Cabral Franco, Juliana Rocha | 
| Organizador: | Braida, Frederico Nojima, Vera Lúcia Coutinho, Taís de Souza Alves Campos, Fernanda de Façanha e Ferreira, Isabela de Mattos | 
| Resumo: | O termo “textura”, em sua etimologia, está ligado aos conceitos de tecido, encadeamento e ligação. Nas artes visuais, a textura tem sido historicamente associada às características materiais e táteis presentes em uma imagem, representando as propriedades intrínsecas e gerais de uma superfície, como uma tela ou uma gravura. Este estudo tem como objetivo explorar como a produção audiovisual contemporânea de filmes e séries, apoiada por tecnologias digitais tanto na captura quanto na reprodução, manifesta características específicas em relação a elementos visuais, notadamente a textura, e sua interação com outros elementos, como cor e composição. A hipótese central deste estudo é a de que, por meio da textura, ocorre um processo de homogeneização da percepção visual. Observa- se, por exemplo, que em um mesmo serviço de streaming, como a Netflix, diferentes conteúdos frequentemente apresentam propriedades qualitativas muito similares. Para analisar essa questão, recorremos à teoria de Charles Sanders Peirce, especialmente às categorias de signos e às definições específicas de Qualisigno, Ícone e Rema. Utilizando essas bases teóricas, este estudo realizou uma análise de quadros (frames) de diferentes séries disponíveis na Netflix, demonstrando profundas similaridades relacionadas à textura entre elas. Este trabalho se apoia nas semioses de primeiridade, destacando o Qualisigno como um elemento fundamental para a decomposição das propriedades qualitativas das imagens de séries capturadas em locais geograficamente distintos, com enredos e conceitos extremamente diversos, mas que compartilham similaridades notáveis na perspectiva das talidades. O objetivo principal é evidenciar como a semiótica pode ser uma ferramenta valiosa para a compreensão das experiências sensoriais ao interagir com a fotografia digital de diversos produtos dentro de uma mesma plataforma de streaming. | 
| Resumen : | - | 
| Palabras clave : | Audiovisual Semiótica Digital | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla de la Instituición: | UFJF | 
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | 
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16905 | 
| Fecha de publicación : | 23-oct-2023 | 
| Aparece en las colecciones: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto | 
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