https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alinecristinarobadelnobre.pdf | 5.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
alinecristinarobadelnobre-produtoeducacional.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Letramento literário no 7º ano do ensino fundamental II: uma proposta de leitura para a obra Malala, a menina que queria ir para a escola |
Autor(es): | Nobre, Aline Cristina Robadel |
Primeiro Orientador: | Botelho, Patrícia Pedrosa |
Membro da banca: | Oliveira, Natalino da Silva de |
Membro da banca: | Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
Resumo: | Este trabalho teve por finalidade elaborar uma proposta interventiva de aprendizagem de leitura literária fazendo uso da obra Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015), e de desenvolvê-la com a intenção de promover a criação de uma comunidade de leitores, de ampliar o repertório literário dos discentes, de privilegiar a competência de leitura e de escrita compreendendo como ocorre o processo de aprendizagem pelo viés do letramento literário com jovens leitores, alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública estadual da cidade de Reduto-MG. A pesquisa partiu das teorias de letramento literário de Paulino e Cosson (2009) e de Cosson (2016), de comunidade de leitores de Cosson (2018) e de Colomer (2007) e respaldou-se na sequência expandida de Cosson (2016), buscando viabilizar o aprofundamento da leitura literária por meio de etapas que compõem a sequência didática. Essa dissertação se ancorou em pressupostos teóricos de Candido (2011), Todorov (2009), Freire (1987; 2004), Zilberman (2009), Gancho (1991) e Eagleton (2017) como referências que corroboram a concepção de literatura que aqui se delineia. Vale salientar que essa pesquisa se fundamenta na estrutura da pesquisa-ação de Thiollent (2011) para propor um trabalho associando as teorias do letramento literário às práticas docentes com o intuito de construir um instrumento de intervenção a fim de verificar como a relação teoria e prática pode contribuir como fator de modificação da realidade observada e como efeito gerador de uma significativa mudança na aprendizagem. |
Abstract: | The objective of this work is to elaborate an interventional proposal for learning literary reading and to develop it with the intention of expanding literary literacy promoting the creation of a community of readers and privilege competences of reading and writing on the young reader of the 7th grade of elementary school in a state school in the city of Reduto - Minas Gerais, making use of the book Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015). The research starts from Paulino and Cosson´s (2009) and Cosson´s (2016) literary literacy theories, from Cosson´s (2018) and Colomer´s (2007) community of readers based on the precepts of Cosson´s (2016) expanded sequence. One aims to seek a deepening of literary reading through the steps that make up the didactic sequence. This is based upon Candido's (2011), Todorov's (2009), Freire's (1987; 2004), Zilberman's (2009), Gancho's (1991), Eagleton's (2017) theoretical references in order to corroborate the conception of literature that is outlined. It is noteworthy that this thesis is based on Thiollent´s (2011) action research structure associating theories of literary literacy with teaching practices to build an intervention instrument to verify how the relationship between theory and practice can contribute as a factor of modification of the observed reality and as an effect. |
Palavras-chave: | Malala Letramento literário Comunidade de leitores Sequência expandida Malala Literary literacy Community of readers Expanded sequence |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921 |
Data do documento: | 8-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons