Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16959
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daianamariaveigasigiliano.pdf22.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Literacia midiática: a compreensão crítica e a produção criativa no universo ficcional de Euphoria
Autor(es): Sigiliano, Daiana Maria Veiga
Primeiro Orientador: Caravela, Gabriela Borges Martins
Membro da banca: Pucci Junior, Renato Luiz
Membro da banca: Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Membro da banca: Amaral, Adriana da Rosa
Membro da banca: Pelegrini, Christian Hugo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar se, e de que modo as características de séries complexas estimulam a compreensão crítica e a produção criativa dos telespectadores interagentes. Busca identificar os elementos estilísticos e narrativos e as ações transmídia que mobilizam as habilidades críticas do público, e como este repercute, amplia e ressignifica criativamente a trama na social TV. A complexidade narrativa, conceito cunhado por Mittell (2012; 2015), engendra novos contextos narrativos, estilísticos e de engajamento. A fruição narratológica, o deslocamento temporal, os personagens tridimensionais e o uso da metalinguagem e da ironia exigem a leitura atenta do público no entendimento destes universos ficcionais. Por outro lado, a social TV, ao reforçar o laço social e ressignificar a experiência compartilhada, possibilita diversas apropriações e amplificações do watercooler, contribuindo para a expansão destes universos. Os comentários publicados no Twitter de maneira síncrona à exibição da grade de programação formam comunidades momentâneas norteadas pela arquitetura informacional da rede social, reunindo diversos telespectadores interagentes. Neste sentido, a literacia midiática se materializa por meio de dois eixos: o da produção, a partir dos estudos sobre a complexidade narrativa, que refletem sobre a leitura ativa e os processos cognitivos, e o do consumo, nos estudos da social TV, voltados para a conversação em rede e a produção de conteúdos multimodais no backchannel. Para alcançar o objetivo analisamos o universo ficcional e o backchannel da segunda temporada da série Euphoria (HBO, 2019 – atual). A investigação foi norteada por duas articulações principais. Inicialmente, analisamos o estilo televisivo (BUTLER, 2002; 2010), as teorias cognitivas da compreensão narrativa (MITTELL, 2015) e as ações transmídia (JENKINS et al. 2014; SCOLARI, 2016; SIGILIANO, 2017), discutindo os aspectos da história que estimulam a análise atenta e crítica do público. A segunda articulação é focada nas impressões dos telespectadores interagentes no backchannel. A partir da codificação dos contextos conversacionais, discutimos os desdobramentos narrativos da série comentados, ampliados e ressignificados no Twitter. Por fim, elaboramos chaves de leitura referentes ao universo ficcional e ao backchannel para analisar a forma como Euphoria estimula o desenvolvimento da literacia midiática e como essas habilidades estão em operação na conversação em rede dos telespectadores interagentes. Concluímos que, ao longo dos episódios, algumas regras do universo ficcional são alteradas, propiciando novas camadas interpretativas. Cabendo ao telespectador interagente compreender determinada recorrência, o modo como ela integra a produção de sentido da trama e, por fim, identificar e interpretar suas variações. As lacunas informacionais que integram a segunda temporada se configuram de diversas formas, tais como na composição imagética, no deslocamento temporal e na multiplicidade narrativa. No backchannel, a partir das características da arquitetura informacional do Twitter o público elabora uma espécie de guia narrativo na timelime, analisando os recursos da complexidade narrativa, completando e ampliando pontos da história que foram propositalmente omitidos. Portanto, a aplicação da proposta teórico-metodológica ressalta o contínuo processo de construção de repertório midiático sobre as características de Euphoria e, posteriormente, a inserção desses elementos em novas estruturas, acionando diversos processos cognitivos do público no entendimento da trama.
Abstract: This research aims to investigate how the characteristics of complex TV stimulate the critical understanding and creative production of interacting viewers. Which stylistic, narrative elements, and transmedia actions mobilize the audience's critical skills, and how they resonate, expand, and creatively reinterpret the plot in social TV. Complex TV, a concept coined by Mittell (2012; 2015), engenders new narrative, stylistic, and engagement contexts. Narrative enjoyment, temporal displacement, three-dimensional characters, and the use of metalinguistic and irony require the audience's careful reading to understand these fictional universes. By reinforcing social bonds and redefining shared experiences, social TV enables various appropriations and amplifications of the watercooler, contributing to the sustainability of contemporary fictional narratives. Comments posted on Twitter synchronously with the programming grid form momentary communities guided by the social network's informational architecture, bringing together various interacting viewers. In this sense, media literacy materializes through two axes: production, based on studies of complex TV, reflecting on active reading and cognitive processes, and consumption, in social TV studies, focused on network conversation and the production of multimodal content in the backchannel. To achieve the objective, we adopted the fictional universe and the backchannel of the second season of Euphoria (HBO, 2019 – present) as a sample. The investigation was guided by two main articulations. Initially, we analyzed television style (BUTLER, 2002; 2010), cognitive theories of narrative comprehension (MITTELL, 2015), and transmedia strategies (JENKINS et al. 2014; SCOLARI, 2016; SIGILIANO, 2017), discussing aspects of the story that stimulate the audience's careful and critical analysis. The second articulation focuses on the impressions of interacting viewers in the backchannel. Based on the coding of conversational contexts, we discussed the narrative developments of the series commented on, expanded, and reinterpreted on Twitter. Finally, we developed reading keys related to the fictional universe and the backchannel to analyze how Euphoria stimulates the development of media literacy and how these skills operate in the network conversation of interacting viewers. We conclude that throughout the episodes, some rules of the fictional universe are altered, providing new interpretive layers. It is up to the interacting viewer to understand the recurrence, how it integrates the meaning-making of the plot, and finally identify and interpret its variations. Informational gaps, in addition to integrating the second season, take various forms, such as in imagery composition, temporal displacement, and narrative multiplicity. In the backchannel, based on the characteristics of Twitter's informational architecture, the audience develops a kind of narrative guide on the timeline, analyzing the resources of complex TV, completing, and expanding points of the story that were intentionally omitted. The application of the theoretical-methodological proposal highlights the continuous process of building media repertoire about the characteristics of Euphoria and, subsequently, the insertion of these elements into new structures, activating various cognitive processes of the audience in understanding the plot.
Palavras-chave: Complexidade narrativa
Social TV
Literacia midiática
Twitter
Euphoria
Complex TV
Social TV
Media literacy
Twitter
Euphoria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16959
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons