https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16973
File | Description | Size | Format | |
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marianamaltadefarias.pdf | 3.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Efeitos econômicos e regionais da renovação dos contratos de concessão das empresas ferroviárias no Brasil |
Author: | Farias, Mariana Malta de |
First Advisor: | Betarelli Junior, Admir Antonio |
Referee Member: | Faria, Weslem Rodrigues |
Referee Member: | Proque, Andressa Lemes |
Resumo: | Com a globalização do comércio, apenas os mercados que dispõem de sistemas de transporte eficazes conseguem competir em escala global, sendo as ferrovias protagonistas nessa cadeia. No Brasil, o setor ferroviário de carga experimentou ganhos sucessivos de produtividade após sua reestruturação na segunda metade da década de 1990, resultando em benefícios diretos para a base exportadora da economia brasileira. Estes avanços de produtividade no período pósconcessão refletiram a tendência global de reestruturação do setor, especialmente em um contexto de crescente globalização. A situação global tornou as empresas exportadoras mais dependentes do transporte ferroviário de carga para aumentar sua competitividade diante da internacionalização do consumo e da produção. No país, o setor de transporte ferroviário de carga está organizado em corredores logísticos definidos para facilitar o escoamento da produção doméstica até os portos marítimos. A renovação dos contratos de concessão das empresas ferroviárias no Brasil impacta a economia em nível nacional e em suas diversas regiões. Neste contexto, a dissertação visa projetar os efeitos econômicos e regionais da nova fase de concessões no setor ferroviário de carga no Brasil, iniciada em meados de 2015. Para as simulações foram construídos dois conjuntos de choques, 2017-42 e 2043-60, decorrentes da variação da produção e dos investimentos planejados no setor ferroviário de carga, associados às renovações das concessões na economia brasileira. Para atingir esse propósito, emprega-se um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável, o The Enormous Regional Model (TERM-BR), calibrado para o ano de 2015 e especialmente desenvolvido para lidar com dados regionais altamente desagregados. A estrutura de dados do modelo considera adequadamente a atividade ferroviária de carga. |
Abstract: | With the globalization of trade, only markets equipped with effective transportation systems can compete on a global scale, with railways playing a leading role in this chain. In Brazil, the freight railway sector experienced successive productivity gains after its restructuring in the second half of the 1990s, resulting in direct benefits for the country's export base. These productivity advances in the post-concession period mirrored the global trend of sector restructuring, especially in the context of increasing globalization. The global landscape has made exporting companies more reliant on freight rail transport to enhance their competitiveness in the face of the internationalization of consumption and production. In the country, the freight railway transport sector is organized into defined logistical corridors to facilitate the flow of domestic production to maritime ports. The renewal of concession contracts for railway companies in Brazil impacts the economy at the national level and in various regions. In this context, the dissertation aimsto project the economic and regional effects of thenew phase of railway concessions in Brazil, started in mid 2015. For the simulations, two sets of shocks were constructed, 2017-42 and 2043-60, resultins from variations in productivity and planned investments in the freight rail sector, associated with concession renewals in the Brazilian economy. To achieve this purpose, a dynamic computable general equilibrium model is used, The Enormous Regional Model (TERM-BR), calibrated for the year 2015 and specially developed to deal with highly disaggregated regional data. The model's data structureadequately considers freight rail activity. |
Keywords: | Transporte Ferrovias Concessão Equilíbrio geral computável Transport Railways Concession Computable general equilibrium |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Economia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16973 |
Issue Date: | 19-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações) |
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