https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16979
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
matheushenriqueferesbotelho.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Somando novos talentos para o Brasil: a OBMEP e o desempenho da educação superior |
Author: | Botelho, Matheus Henrique Feres |
First Advisor: | Vieira, Marcel de Toledo |
Co-Advisor: | Freguglia, Ricardo da Silva |
Referee Member: | Schiavon, Laura de Carvalho |
Referee Member: | Silva, Pedro Luis do Nascimento |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema a Olimpíada Brasileira de Matemática das EscolasPúblicas (OBMEP), um marco na Educação Matemática no Brasil, tanto pela quantidade deestudantes inscritos, como por premiar, inclusive com bolsas de Pesquisa, milhares deestudantes da rede pública. Levando em conta as premiações para estudantes com destaque naOlimpíada e as informações disponibilizadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica da comunidadeestudantil da Graduação na UFJF, comparando medalhistas com não medalhistas. Para tanto,serão analisados dados como pontuação no processo seletivo, rendimento, escolha de cursos,aderência às políticas de ações afirmativas, além de gênero e cor/raça, a partir dos dadosinstitucionais. A partir desses dados, e daqueles disponibilizados publicamente pela OBMEP,este trabalho também busca avaliar possíveis efeitos da OBMEP sobre o desempenhoacadêmico na UFJF, comparando medalhistas com não medalhistas, tanto no que se refere aoingresso à instituição, como também em termos de rendimento quando já estudantes daUniversidade. Estes resultados poderão, além de traçar um possível perfil dos medalhistas nainstituição, verificar se a Olimpíada tem cumprido o objetivo de revelar novos talentos esubsidiar a gestão pública na avaliação de suas políticas educacionais e tomadas de decisão. |
Abstract: | The theme of this research is the Brazilian Public School Mathematics Olympiad(OBMEP), a milestone in Mathematics Education in Brazil, both for the number of studentsenrolled and for rewarding, including with Research scholarships, thousands of public schoolstudents. Taking into account the awards for outstanding students at the Olympics and FederalUniversity of Juiz de Fora (UFJF) database, this work aims to analyze the academic trajectoryof the undergraduate student community at UFJF, comparing medalists with non-medalists. Tothis end, data such as scores in the selection process, performance, choice of courses,adherence to affirmative action policies, as well as gender and ethnic-racial criteria will beanalyzed, based on institutional data. Based on these and OBMEP data, this work also seeksto evaluate possible effects of OBMEP on academic performance at UFJF, comparingmedalists with non-medalists, both in terms of admission to the institution, as well as in termsof performance when they were already studying at University. These results will be able, inaddition to outlining a possible profile of the medalists in the institution, to verify whether theOlympics achieved its objective of revealing new talents and supporting public managementin the evaluation of its educational policies and decision-making. |
Keywords: | OBMEP Política educacional Avaliação de política pública Desempenhoeducacional Educação superior UFJF Educational politics Public policy evaluation Educational performance Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Economia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16979 |
Issue Date: | 26-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License